Estudantes da rede municipal de ensino estiveram, na manhã desta segunda-feira (5), participando da Feira de Robótica Educativa da Semana Global do Empreendedorismo Brasil de 2018 do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No evento, eles puderam entender sobre condução, reação sonora, entre outros assuntos.

Com idades entre 12 e 15 anos, os alunos da Escola Municipal Raimundo Nonato Monteiro Santana, localizada na Vila Irmã Dulce, presenciaram a realização de experiências científicas durante o evento, além de terem contato com atividades ligadas ao empreendedorismo jovem. A ação também é uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Com foco no jovem, a Semana Global deste ano investiu no estímulo ao interesse por tecnologia e empreendedorismo, o que, de acordo com o professor da E. M. Raimundo Nonato Monteiro Santana, Vitorino Rodrigues, é muito importante na construção do entendimento da questão do empreender entre os adolescentes.

“Ensinar sobre empreendedorismo tem que ser desde cedo mesmo, porque precisamos formar esse pensamento empreendedor. Nossa escola tem uma visão bem ampla de ensinar para além das disciplinas acadêmicas, hoje, por exemplo, nós temos uma equipe do Projeto Jornadas Alternativas, que é um complexo de atividades que trabalham com mídias diversas. Nós queremos inserir essas crianças nesse contexto tecnológico de mundo. É importante que consigamos sair da sala de aula e estender o aprendizado de mundo. Então, acredito que é muito importante estar aqui aliando uma coisa à outra”, opina o professor.

Para Ilenyldes Aquino, gerente de Ensino Fundamental dos Anos Finais da Semec, o aprendizado deve ser uma construção de vivências. “Estamos sempre dispostos a participar de ações como esta, que estimula o aluno a buscar inovações, a ser protagonista em diversos aspectos de suas vidas. Certamente enriquece a formação dos nossos jovens”, afirma.

Feira desperta curiosidade

A Semana Global do Empreendedorismo é um evento realizado pelo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em todo o país. No Piauí, as atividades iniciaram nesta segunda (05) e se encerram na sexta-feira (09). Várias palestras e fóruns serão realizados tanto na capital, como em cidades do interior.

“O evento é muito completo, é uma semana inteira com atividades, por isso acho de extrema importância levar esses adolescentes para participarem de atividades mais didáticas da Semana Global do Empreendedorismo. A gente percebe o olhar curioso deles, por exemplo, nas explicações durante a Feira de Robótica. É essa curiosidade que a gente quer estimular neles”, disse o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso.