Jovens empreendedores de instituições públicas da cidade de Teresina e Angical (PI) participaram, na última semana, do encerramento da 15ª Feira de Microempresas da Júnior Achievement Piauí. Na ocasião, teve feira de exposição dos produtos, na Praça de Eventos do Teresina Shopping.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Fábio Nery, esteve presente no evento representando o prefeito Firmino Filho. Fábio Nery destacou a importância da feira no estímulo do empreendedorismo entre os jovens participantes.

Através do programa, os jovens podem experimentar – na prática – expor e vender seus produtos dentro de um condomínio de lojas com livre concorrência, exercitando os conceitos desenvolvidos durante o Programa Miniempresa, testando seu poder de persuasão no convencimento de seus clientes, estimulando o trabalho em equipe.

Entre os muitos produtos desenvolvidos pelos jovens, destacaram-se os amplificadores de som produzidos a partir do bambu, da Fazenda da Paz, que amplificam o som de celulares sem o uso de energia. Chinelos feitos de papelão e jornal dos alunos do Instituto Federal da cidade de Angical do Piauí, também chamaram a atenção dos visitantes.

O Programa Miniempresas contou com a parceria da Prefeitura de Teresina, através da Semdec, sendo levados para as seguintes organizações: Fazenda da Paz, E. M. Nossa Senhora da Paz, Associação Palotina, CAIC, Movimento MP3, Associação de Moradores Unidos do Promorar e Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina, além dos Alunos do Instituto Federal do Piauí da cidade de Angical.

SOBRE O PROGRAMA

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.