No mês em que a cidade de Teresina completa 166 anos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e a Fundação Wall Ferraz (FWF) lançam, às 16h desta terça-feira (14), no Teatro do Boi, o Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego. O programa busca atingir jovens entre 18 e 24 anos residentes na região de abrangência do programa Lagoas do Norte, que serão beneficiados inicialmente com cursos de qualificação profissional.

Com 125 vagas em cursos profissionalizantes, o programa tem como objetivo promover a capacitação socioprofissional e dar oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens que buscam a primeira experiência profissional.

“O programa tem o objetivo de garantir a capacitação profissional para a iniciação produtiva de jovens em condições desfavorecidas, tendo a preocupação em oportunizar uma qualificação completa que não apenas forma na condição técnica, mas também humana. E a partir da articulação com o segmento empresarial favorecer o acesso ao mercado de trabalho em condições dignas”, afirma a presidente da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

Os cursos profissionalizantes, que tiveram inscrições realizadas no fim de julho, devem acontecer na sede da administração do Parque Lagoas do Norte e nos Centros de Capacitação dos bairros Poti Velho, Itaperu, Matadouro e Parque Alvorada. Os cursos são: operador de caixa, operador de call center, operador de microcomputador e corte de cabelo masculino e barbearia. Para participar, os jovens devem ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano e comprovar que não tenham tido relação formal de emprego.

Vale destacar que as empresas que aderirem ao programa destinando as vagas de primeiro emprego para contratação de jovens egressos dos cursos de formação socioprofissional receberão o Selo “Empresa Amiga do Primeiro Emprego”.

De acordo com o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, a iniciativa é uma política pública municipal que atua diretamente na vida educacional e profissional dos jovens teresinenses. “O programa mostra que Teresina acredita no potencial de seus jovens. Com uma atuação mais centralizada no Lagoas do Norte, essa política pública quer atingir em cheio esses jovens que estão saindo do ensino médio ou já concluíram, incentivando a qualificação profissional. Essa ação oferece uma opção concreta para esses jovens entrarem no mercado de trabalho, sem deixar de pensar em ingressar no ensino superior, é claro”, afirma.

O programa de Incentivo ao Primeiro Emprego integra o conjunto de ações “Sou Capaz”, que integra o programa Vila Bairro Segurança, coordenado pela Semcaspi, e que conta com a participação também da Semest e Semjuv. Além disso, na execução das primeiras turmas a Semplan também é parceira.

Vila Bairro Segurança

O Vila Bairro Segurança é um projeto da Prefeitura de Teresina, conduzido por meio da- Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) com o intuito de promover e fortalecer a política de segurança municipal, promovendo a inclusão social dos setores mais vulneráveis. Atualmente, o projeto é desenvolvido na região do Lagoas do Norte, assistindo os seguintes bairros: Acarape, Aeroporto, Alto Alegre, Itaperu, Mafrense, Matadouro, Mocambinho, Nova Brasília, Olarias, Parque Alvorada, Poti Velho, São Francisco e São Joaquim.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).