APRESENTAÇÃO

A Gerência de Promoção de Investimentos – GPI, diretamente vinculada ao Secretário da Semdec, constitui uma unidade da estrutura operacional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Semdec e tem a responsabilidade de implementar ações, em segmento específico, no contexto da política municipal de desenvolvimento econômico.

MISSÃO

Implementar programas setoriais concebidos no âmbito da política municipal de desenvolvimento econômico, com foco prioritário na atração de novos investimentos produtivos para Teresina, ou ampliação dos já existentes. Os meios institucionais disponibilizados para consecução dos objetivos são os Polos Empresariais e a legislação de incentivos fiscais.

OBJETIVO

Consolidar uma planta industrial para o município de Teresina tendo, como horizonte, além da atração de novos investimentos produtivos, a incorporação de novas e variadas tecnologias, ampliação, qualificação e requalificação de mão de obra, e a consequente formação de renda.

VISÃO

Destacar a relevância da missão institucional da Gerencia GPI, como segmento estratégico na consecução dos objetivos da Semdec, estes, do ponto de vista macro, voltados para o desenvolvimento socioeconômico do município.

• Ética Profissional
  • Compromisso Funcional
  • Requalificação Técnico-profissional
  • Socialização de informações

ATRIBUIÇÕES:

GERÊNCIA EXECUTIVA

Tem a responsabilidade de acompanhar a implementação de programas setoriais concebidos no PPA da Semdec, além de supervisionar as ações em andamento no âmbito das Divisões, propondo eventuais redirecionamentos.

DIVISÃO DE PROJETOS

Tem responsabilidade na elaboração de orçamentos na área civil, plantas, croquis, recorte de plantas e outros afins, através da ferramenta Auto-CAD. Mantém atualizado quadro com empresas usufrutuarias de benefícios e/ou isenção fiscal. Colabora com outros setores da Secretaria quando o interesse é operar com o programa Auto-CAD.

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DOS POLOS

Acompanha a locação de novas empresas no espaço físico dos Polos Empresariais, elabora memoriais descritivos das áreas ocupadas, acompanha e colabora nos destravamentos de procedimentos protocolares junto às SDU’s e cartórios de registro de imóveis, visando a implantação de novas empresas nos Polos Empresariais. Através de visitas técnicas, acompanha o funcionamento das empresas usufrutuárias de benefícios e/ou incentivos fiscais. A Divisão se ocupa ainda de questões relacionadas ao meio ambiente, seja na análise de projetos, com oferta de parecer, seja no acompanhamento de pendências junto a órgãos do município, à Curadoria do Meio Ambiente, ou Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Realiza visita técnica às empresas com processo na Semdec, com interesse de acompanhar a relação entre o processo produtivo industrial e o impacto ambiental decorrente.

DIVISÃO DE PESQUISA

Faz a recepção dos projetos que são encaminhados ao CONTEDE; examina, em instância inicial, a instrução documental dos mesmos conforme “checklist” previamente distribuído, antecedendo a deliberação do CONTEDE. Faz contato com empresários e consultores para solicitar eventual documentação ausente, ou suplementar, necessária ao processo de análise.