A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEMDEC de Teresina foi instituída através da Lei nº 2004 de 1989, inicialmente denominada de Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia – SEMIC. Sua principal missão era o desenvolvimento desses segmentos, além do apoio à atividade turística. Para acompanhar o dinamismo da economia da Cidade o Poder Executivo Municipal ampliou o mandato da Secretaria em 1997, por meio da Lei nº 2.572. Com esta alteração foram incluídas as seguintes atividades: o apoio à produção e comercialização de produtos industriais e artesanais, a geração de renda e emprego, a gestão dos polos empresariais, a defesa do consumidor e o gerenciamento do Banco Popular. Já a lei nº 3.835 de dezembro de 2008 alterou somente o nome da Secretaria que passou a chamar-se Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEMDEC. Esta mudança reafirmou a atuação do órgão no segmento turístico, em especial, nas atividades voltadas para o turismo de negócio.

O turismo foi incorporado à missão desta Secretaria com o objetivo de estimular o seu desenvolvimento no município de Teresina, de forma a valorizar seu patrimônio com ênfase no desenvolvimento sustentável, gerando oportunidades de emprego e renda aos seus munícipes. Em consonância a sua missão, foi criada a Coordenação Especial de Turismo que tem, em sua concepção, a necessidade de estimular e acompanhar os processos turísticos de âmbito municipal. Isso se dá pela importância e necessidade na implementação da atividade de forma sistêmica, proporcionando a interação de seus elementos de forma a colaborar com o crescimento da atividade em Teresina.

Em Janeiro de 2013, o Prefeito Firmino Filho encaminhou ao Poder Legislativo Municipal uma reforma gerencial cujo objetivo foi dinamizar dois grandes segmentos da economia local: a atração de grandes investimentos para a região e fomentar o empreendedorismo individual. Com a aprovação da Lei Complementar nº 4.359 foi criada a Secretaria Municipal de Economia Solidária de Teresina – SEMEST, com a missão de promover a economia solidária. Enquanto a incumbência da SEMDEC restringiu-se a atração de grandes investimentos, a promoção das pequenas e microempresas e o apoio à atividade turística, sendo estas suas principais metas.

Dentro desse contexto, a SEMDEC tem se dedicado a elaboração de políticas públicas que visem o desenvolvimento de Teresina, com a atração de investimentos que sejam capazes de ultrapassar as barreiras da Cidade, abrangendo os demais municípios pertencentes a RIDE Grande Teresina. Dentre as ações da Secretaria destacamos a elaboração da Lei 4.410 de Julho de 2013. Seu escopo principal foi a atração da atividade de Call Center e Telemarketing para Teresina. Em apenas seis meses foram criados 2.150 novos empregos diretos com um investimento direto de R$ 33 milhões. Com a previsão de instalação de novas empresas deste segmento na Cidade, a perspectiva da Secretaria é que sejam criados 4.000 novos postos de trabalho no primeiro semestre de 2014.