A Prefeitura de Teresina em parceria com a Fundação Telefônica lançará neste mês de agosto o Programa Pense Grande, voltado para jovens entre 15 e 29 anos, residentes em áreas carentes. O programa é um projeto nacional da Fundação Telefônica voltado para o segmento de empreendedorismo social.

Neste sábado (05), a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), iniciará a pré-inscrição na terceira edição do ‘Teresina Em Ação’, no bairro Poti Velho, zona Norte da capital. O objetivo da pré-inscrição será o cadastramento de jovens interessados em participar do Programa, em especial, do primeiro eixo: a Mobilização dos jovens através das Oficinas.

O programa será implementado em três áreas da capital nos dois Centros de Artes e Esportes Unificados (Ceu’s) Norte e Sul, e na região do complexo Lagoas do Norte, por meio da Semdec. Neste primeiro ano, serão executados dois eixos do Programa: a Mobilização dos jovens, com a realização de oficinas de até 100 minutos e a formação na área de empreendedorismo social, com cursos de 60 horas.

As oficinas procuram despertar o interesse dos jovens para o empreendedorismo social e tecnológico. Os formadores realizam dinâmicas que buscam o empoderamento dos jovens, uma reflexão dos problemas locais, bem como possíveis soluções e oportunidades para a transformação de suas vidas e da comunidade.

Segundo o secretário da Semdec, Aluísio Sampaio, nesse semestre a intenção é alcançar passos largos com relação a atuação do Programa. “Pretendemos levar mais essa fonte de informação e de transformação aos jovens das áreas consideradas socialmente vulneráveis. O projeto mostrará o poder que eles têm nas mãos para modificar o próprio meio em que vivem através do empreendedorismo, vamos empoderá-los. Nossa meta é mobilizar até 3.500 jovens, ainda este ano. Esse é um projeto de sucesso que já funciona em outras capitais, como é o caso da cidade de São Paulo”, ressaltou Aluísio.

Como vai funcionar?

Serão executados, ainda este ano, os eixos Mobilizar, entre os meses de agosto e dezembro; e Formação, entre outubro e dezembro. Na mobilização, cerca de 100 colaboradores estarão acompanhando os jovens nas Oficinas que terão duração de até 100min cada, nos três turnos.

Os horários das oficinas serão estabelecidos, de acordo com a demanda das comunidades. A Semdec contará com uma equipe de formadores disponíveis nos três turnos. Já as turmas de Formação ocorrerão nos sábados.

O Programa Pense Grande é composto por 4 eixos: Mobilizar, Formar, Apoiar e Fortalecer. Os dois eixos – Apoiar e Fortalecer – serão executados a partir de 2018. O Apoio envolve o investimento de recursos intelectuais, sociais e financeiros no desenvolvimento de empreendimentos dos jovens. Já o Fortalecimento busca consolidar as redes de conhecimento e investimento das iniciativas dos jovens empreendedores.

Metas da SEMDEC

De acordo com a Gerente Joana Lima, a meta do Eixo Mobilizar é a participação de 3.500 jovens nas Oficinas até dezembro de 2017. E a formação no eixo Formar de até 450 jovens.

A iniciativa desta parceria é parte das ações voltadas ao aniversário de Teresina, que este mês completa 165 anos. O lançamento oficial do Programa ocorrerá no dia 14 de agosto, no Auditório Caneleiro do Uninovafapi, às 19hs. O evento será aberto a toda comunidade.