A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), lançou no fim da tarde de ontem (14) o Programa de Incentivo ao Primeiro Emprego, no Teatro do Boi, zona Norte da capital. O lançamento faz parte da programação de aniversário de 166 anos de Teresina.

O Programa integra o conjunto de ações “Sou Capaz”, que coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), está dentro do eixo de desconstrução da cultura de violência do Projeto Vila Bairro Segurança. Além disso, o Programa conta com a participação também da Semest, Semjuv e Semplam na execução das primeiras turmas.

O público alvo do programa são jovens entre 18 e 24 anos residentes na região de abrangência do Lagoas do Norte, que serão beneficiados inicialmente com cursos de qualificação profissional. Com 125 vagas em cursos, o objetivo é promover também a capacitação socioprofissional e dar oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens que buscam a primeira experiência profissional.

É o que busca o jovem Anderson Oliveira, de 20 anos, que está matriculado no curso de Operador de Microcomputador. Ele afirma que o programa é muito benéfico para a juventude da zona Norte e que pretende se qualificar cada vez mais. “Trabalho está difícil, então as pessoas que terminam o terceiro ano e vão buscar essa qualificação tentam se colocar. Muitos que não têm essa qualificação não conseguem, e fazendo o curso na nossa região a gente consegue se antecipar e procurar um trabalho que a gente goste”, disse o jovem, que afirma que também vai investir futuramente em um curso superior.

De acordo com a presidente da FWF, Samara Pereira, o programa sela uma parceria entre Estado e iniciativa privada, que dá retorno importante à sociedade. “Esse programa busca, sobretudo, a política pública de capacitação para os trabalhadores teresinenses, em especial aos jovens de 18 a 24 anos. Esse programa tem um significado muito importante, que é a compreensão de que o Estado tem o papel fundamental na execução de políticas de capacitação profissional e geração de renda, mas que o segmento empresarial é também parte importantíssima desta sociedade. Esse programa sela a parceria entre a iniciativa pública e a iniciativa privada”, disse.

Emprego

O secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, destacou que a Secretaria está buscando o apoio de várias empresas para gerar mais oportunidades para os jovens que terminam os cursos de capacitação que integram o Programa.

“A Semdec entra participando deste programa buscando intermediar os jovens que foram capacitados com os cursos oferecidos pela Fundação e a Secretaria está buscando dialogar com vários segmentos na tentativa de gerar mais oportunidades. Já temos um diálogo estabelecido com empresas de call center, mas estamos buscando ampliar essa rede para o benefício de um número maior de pessoas. O primeiro emprego é o sonho da maioria dos jovens, principalmente no cenário que nosso país passa atualmente”, afirmou.

Selo

O Programa prevê que as empresas que firmarem parceria e garantirem a destinação de vagas de emprego para contratação de jovens egressos dos cursos de formação socioprofissional serão agraciadas com o selo Empresa Amiga do Primeiro Emprego. Com isso a Prefeitura cria um selo de reconhecimento para as empresas que se comprometerem com ideia central do Programa.