A terceira edição da Semana Global de Empreendedorismo de Teresina (SGE), que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro, foi lançada na noite desta segunda-feira (14), no auditório do Uninovafapi, com a palestra “Como o empreendedorismo digital pode melhorar nossa cidade”. O evento, que tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora, terá como diferencial nesta edição o uso da tecnologia.

Durante a abertura do evento, o prefeito de Teresina Firmino Filho destacou que só através do empreendedorismo é que uma cidade pode crescer economicamente sem depender apenas do Estado. “Não teremos uma economia dinâmica sem que tenhamos empreendedores. Sem termos pessoas dispostas a assumir riscos, encontrar novos mercados. Existe a necessidade de quebrarmos esses paradigmas que nos prendem a miséria e subdesenvolvimento. Nossa forma deve ser reinventada. Não é feio acreditar em si mesmo. Não é feio lutar pelo seu próprio negócio”, disse.

O gestor lembrou ainda que em Teresina a cultura entre os jovens é muito voltada ao concurso público, e que um evento da magnitude da Semana Global é uma oportunidade para exercitarmos o ‘fazer diferente’. “Nós temos uma cultura que diz: Não! Vai ter que estudar para próximo concurso. Busque o seu concurso público. Esse é o modelo mental que adotamos. E esse temos que combater. A cultura estatizante está falida. Os jovens líderes, pessoas que querem construir um projeto diferente, precisam deixar sua marca própria e esta é uma grande oportunidade”, pontuou Firmino Filho.

3fb7bf3866

A educadora e empresária Vaulete Sá está participando pela terceira vez da SGE Teresina e, segundo ela, o evento possibilitou a sua empresa um maior número de clientes, além do aumento da sua rede de contatos. “Eu acredito no empreendedorismo coletivo e é por isso que estamos aqui comentando esse movimento. Para o meu negócio, para meu empreendimento, tanto participei como contribui. Pra gente alavancou os negócios, melhorou a rede de contatos, captando novos clientes. Outro ponto foi o aumento das parcerias, tivemos espaços dentro do evento pra ampliar nossa competitividade. Tenho certeza que será mais um evento inovador este ano”, explicou Vaulete.

A união entre o poder público, a academia e a iniciativa privada é uma fórmula que poderá render bons frutos ao município e sobretudo aos jovens que participarem dessa edição. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Aluísio Sampaio, “a ideia aqui é juntar a academia, o governo e a iniciativa privada para que possamos juntos estruturar essa semana que acontece em todo o mundo. Certamente, com a contribuição desses três entes, nós vamos estruturar o evento com grandes palestrantes, para disseminar e desenvolver a ideia do empreendedorismo no meio dos nossos jovens”, disse o secretário.

Área digital

O espanhol formado em Engenharia de Telecomunicação e mestre em Administração de Empresas, Ignácio Franganillo, abordou os aspectos de como empreender na área digital, utilizando as ferramentas de aplicativos e soluções na internet. Ele lembra que é mais do que necessário essa união de todas as camadas institucionais para que haja um desenvolvimento e pessoas dispostas a empreender. “Os empreendedores tem essa capacidade de desenvolver a cidade em que vivemos”, disse.

9b1a50e491

A Semana Global de Empreendedorismo está presente em diversos países, e no Brasil, o evento é de responsabilidade do Instituto Endeavor de Empreendedorismo. No Piauí, a sua realização é capitaneada pela Prefeitura de Teresina por meio da Semdec.