O Dia Mundial do Turismo é comemorado no dia 27 de setembro por orientação da Organização Mundial do Turismo (OMT), entidade vinculada às Nações Unidas, com sede na Espanha. Aproveitando a data comemorativa, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), reunirá representantes da Cadeia Produtiva do Turismo para um café da manhã, às 8h, para apresentar o Programa “Viver + Teresina” e mais três projetos que estão sendo desenvolvidos pelo órgão.

O primeiro projeto, denominado “Teresina + Surpresas”, compõe a produção de peças promocionais, com o objetivo de valorizar o novo conceito turístico de Teresina: uma cidade de negócios, compras, saúde e eventos. A SEMDEC fará a apresentação de dois folders institucionais, sendo um turístico e o outro de investimentos, um cartaz, um guia turístico, um vídeo sete minutos e uma coleção de 10 cartões postais.

O segundo projeto se intitula “Teresina + Pesquisas”. Para executá-lo, a SEMDEC assinou Convênio de Cooperação Técnica com a Fundação CEPRO para a realização de quatro pesquisas de Demanda Turística em Teresina, sendo duas de alta estação (janeiro e julho) e duas de baixa estação (maio e novembro). Durante o evento, a SEMDEC apresentará os resultados oficias da pesquisa realizada em julho deste ano de 2013.

O terceiro projeto a ser apresentado durante o café da manhã, é “Teresina + Negócios”, que tem como objetivo promover descontos e benefícios aos visitantes, através de lojas comerciais, prestadores de serviços, empresas de saúde e outros ligados à Cadeia Produtiva do Turismo, por adesão voluntária. O projeto iniciará pelos turistas que se utilizam de hotel como meio de hospedagem.

“Nosso objetivo é reforçar o conceito de que Teresina desenvolve uma atividade turística voltada para os negócios, as compras, a saúde e os eventos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery, acrescentando que com esse novo conceito firmado haverá mais tranquilidade para criar as campanhas promocionais e estabelecer ações mais objetivas na captação de fluxo.

DIA MUNDIAL

Para 2013, a Organização Mundial do Turismo (OMT) institui o tema “Turismo e Água: Protegendo Nosso Futuro Comum”, recomendando que os seus mais de 160 países membros protejam e administrem a água de modo inteligente.

“O Dia Mundial do Turismo é uma oportunidade única para chamar a atenção sobre a água como um ativo e como um recurso, ao mesmo tempo em que apontamos as medidas necessária para enfrentar o desafio da água”, diz o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.