Em ação conjunta, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), a de Planejamento (Semplan) e Finanças (Semf), segue em processo de finalização da participação da Prefeitura de Teresina na Rede Nacional para Simplificação de Registro e da legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), que será implantado no Piauí pela Junta Comercial.

RedeSim e Teresina: repasse de dados para facilitar abertura de empresas está em fase final

A RedeSim é um projeto nacional que visa desburocratizar e formalizar empresas de maneira ágil por meio online. No que se refere ao município de Teresina, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aluísio Sampaio, a contribuição da cidade ao projeto encontra-se na parte normativa já em fase de conclusão. O gestor lembra ainda que o próximo passo será o redesenho das rotinas burocráticas, ou seja, rever os caminhos pelos quais os empreendedores irão percorrer a fim de legalizar seu empreendimento. O prazo para sua conclusão está previsto para o final de 2017.

“Os benefícios para os cidadãos da capital são variados, como o aumento na formalização de empresas, contribuindo para a geração de riqueza e trabalho, além da redução da burocracia”, afirma Aluísio Sampaio.

Parcerias

Outro ponto que irá impactar na abertura de novas empresas em Teresina, será a parceria entre o município e o Instituto Empreender Endeavor Brasil. Por meio dela, a Semdec, Semplan e a Semf irão melhorar o Ambiente de Negócio da cidade como um todo.