A secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Jannayna Tavares, esteve representando o prefeito de Teresina, Firmino Filho, na reunião estadual do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) 2019. O evento promovido pelo Banco do Nordeste ocorreu na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da superintendência no Piauí.

A reunião estadual tem como objetivo mostrar a programação financeira a ser implementada na região Nordeste, onde se busca fortalecer o desenvolvimento regional via financiamento dos projetos investindo nos vários setores que formam a economia piauiense e nordestina, buscando dessa forma diminuir a disparidade de renda regional e fortalecer a economia local.

A secretária falou sobre a parceria desenvolvida entre a Semdec e o Banco do Nordeste visando o atendimento da demanda do empresariado local, falando sobre investidores que querem se instalar nos polos empresariais. Além disso, Jannayna falou sobre o fortalecimento da economia local via implementação de projetos encabeçados pela Semdec e somando a isso a linhas de créditos oferecidos pelo banco via intermediação da secretaria.

Entre os projetos desenvolvidos pela Semdec, está o Sou Capaz, que ao lado da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), intervém no Lagoas do Norte para promover a capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho de jovens de 18 a 24 anos. Além disso, a Semdec em parceria com Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), desenvolveu recentemente o Selo “Dona Saló”,  que visa reconhecer por parte do poder público municipal empresas localizadas em Teresina que promovam ações, projetos e programas em prol da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres nas relações de trabalho.

FNE

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, em 2018, o Banco do Nordeste, já contratou R$ 15,3 bilhões em recursos do FNE. No Piauí, a meta do estado para contratações totais e estoque de propostas é de R$ 1,2 bi. De janeiro a agosto deste ano, foram realizadas contratações na ordem de R$ 630,4 milhões, cumprindo 51% da meta.