Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e do SEBRAE se reuniram nesta quinta-feira (09) para articular parceria com a Prefeitura de Teresina para a implantação do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas do município.

O projeto capacita professores da rede pública municipal do ensino fundamental (1º ao 9º ano) para introduzir nas disciplinas diárias questões sobre comportamento empreendedor, ética, ecossustentabilidade e cultura da cooperação e da inovação e etc.. O curso de 45h presenciais mostrará ao professor que o empreendedorismo faz parte de seu cotidiano e através das aulas é possível despertar o pensamento crítico dos alunos e estimular a criatividade deles.

Inicialmente o projeto piloto contemplará três escolas com alunos do 6º e do 8º ano, com no máximo dez turmas para ser possível avaliar os resultados. A ideia é que no segundo semestre de 2015 já esteja em ação e no ano seguinte ele seja expandido.

A secretária executiva da SEMDEC, Monique Menezes, explica que a secretaria se envolve nessas articulações, pois sua principal missão é o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo estão atrelado a este desenvolvimento. “Essa ação não tem resultados imediatos na economia, mas o impacto na formação dos estudantes como cidadãos é fundamental, pois são ensinamentos que eles vão levar para a vida toda. São ideias positivas semeadas na cabeça das crianças que adquirindo características empreendedoras serão profissionais melhores e também seres humanos melhores”.