A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) vai iniciar, nesta sexta-feira (20), uma pesquisa em pequenos empreendimentos do setor de moda e beleza localizados do bairro Promorar, zona sul de Teresina. A pesquisa faz parte do projeto piloto intitulado ‘Empreende Bairro’, que visa estimular o empreendedorismo social qualificado nas comunidades da capital.

O projeto quer mapear todas as atividades econômicas de um bairro, selecionar quais os setores mais fortes, depois realizar uma pesquisa qualitativa; oferecer consultoria gratuita para melhoria dos negócios e estimular a formalização das atividades empreendedoras, além de capacitar os micro e pequenos empreendedores.

Para o primeiro dia de pesquisa do projeto piloto, os pesquisadores da Semdec estarão em campo devidamente identificados, a partir das 8h, e devem percorrer durante toda a manhã e nos próximos dias 100 empreendimentos do bairro, explicando o projeto e realizando a captação de dados específicos. Cada pesquisador estará com um questionário preparado para buscar informações sobre escolaridade, qualificação extra, público consumidor, entre outros, desses microempreendedores. Com isso a pesquisa vai traçar o perfil dos empreendedores e dos negócios do setor de moda e beleza que atuam no Promorar.

De acordo com a secretária executiva da Semdec, Jannayna Tavares, a primeira edição do projeto foi dividida em três etapas e deve ser concluída no início da segunda quinzena de agosto. “A primeira fase, foi o mapeamento, que terminou semana passada. Esse mapeamento no Promorar, coletou informações sobre quais empreendimentos a região abriga. Nossa equipe percorreu as seis principais avenidas consideradas comerciais da localidade e constatou 437 empreendimentos. Com essas informações em mãos, iniciaremos a fase da pesquisa nos negócios do setor de moda e beleza, que são um dos setores mais fortes do Promorar”, explicou.

O secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, explica também que a ideia do projeto, que conta com o apoio, por meio de emenda parlamentar, dos vereadores Teresinha Medeiros (PSL), Enzo Samuel (PC do B) e Gustavo Gaioso (PTC), é expandir suas atividades para outros bairros e realizar pesquisa e consultoria personalizada em outros bairros da capital.

“A Semdec sabe que Teresina tem um grande potencial entre os micro e pequeno empreendedores, por isso a ideia do Projeto Empreende Bairro foi muito bem recebida, o foco é auxiliar aquele micro empresário que tem dificuldades de gerir o próprio negócio. Nesse piloto nos concentramos somente no Promorar, mas a ideia é que possamos fazer isso em outros bairros”, diz.

Reduzir desemprego e informalidade

Segundo o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, o Empreende Bairro tem como finalidade ser mais um elemento para tentar reduzir o nível de desemprego e informalidade em Teresina através do investimento em pequenos negócios.

“Nossa ideia é que por meio desse projeto nós consigamos estimular os negócios do bairro através de um consultoria personalizada, de uma capacitação desses empreendedores. Acredito que auxiliando esses pequenos negócios criaremos um ambiente propício para tirar o  pequeno empreendedor da informalidade, desencadeando assim a geração de emprego e renda. Vamos realizar uma pesquisa, oferecer consultoria gratuita e fechar a atividade no bairro com um evento na praça”, finalizou.