Os taxistas são os primeiros contatos que os turistas que visitam Teresina têm com a cidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Teresina decidiu criar o Programa Táxi Turismo. A ideia é ofertar cursos de qualificação aos taxistas para que o atendimento ao turista tenha mais qualidade. Nesta sexta-feira, o prefeito Firmino Filho participou da aula inaugural do programa, que aconteceu na Casa da Cultura.

Serão duas turmas, de 30 alunos cada, que terão acesso aos cursos de inglês básico para conversação e qualidade no atendimento ao cliente. Os cursos são totalmente gratuitos e serão ofertados por meio da Parceira entre os diversos órgãos da Prefeitura, tais como Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Fundação Wall Ferraz (FWF) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Para o prefeito Firmino Filho, é compromisso do executivo municipal qualificar a força de trabalho para se adequar ao mercado. “Teresina tem vocação para o turismo de negócios. Recebemos pessoas vindas de vários lugares do mundo. Por isso, é importante termos esses profissionais, que são os primeiros contatos dos turistas com a cidade, qualificados para que a postura de cidade acolhedora possa ser sentida pelos turistas e eles se sintam bem e voltem para a cidade”, pontuou.

O secretário da Semdec, Fábio Nery, ressaltou que os taxistas qualificados receberão um selo para fixar em seus automóveis, de que aderiram a capacitação. “Esse será um diferencial deles no mercado de trabalho. A ideia é ampliar, abrindo novas vagas para que mais taxistas possam se qualificar e atender melhor nossos turistas”, destacou.Samara Pereira, presidente da FWF, parabenizou os taxistas que aderiram ao projeto e destacou que o objetivo é projetar uma imagem melhor da cidade para os turistas, ao tempo em que proporciona um diferencial dos profissionais. “Eles são o primeiro contato com a cidade. Por isso, precisamos fortalecer essa imagem receptiva de Teresina, qualificando vocês, taxistas, para o mercado de trabalho”, diz.

Enaltecendo a iniciativa da Prefeitura, o presidente da Cooperativa de Taxistas do Aeroporto de Teresina, Antônio Sobrinho de Sousa, destacou que o curso é de fundamental importância para a categoria. “Tudo o que vem para nosso bem é muito bem aceito. Trabalhamos em uma área melindrosa, que temos contato com todo mundo. Recebemos gente de tudo quanto é país e sentimos a dificuldade de nos comunicar com eles. Por isso, ao aprender o básico de inglês já teremos um atendimento melhor para nossos passageiros”, reforçou.