O prefeito de Teresina, Firmino Filho e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, assinaram, na manhã desta segunda-feira (14), um Acordo de Cooperação Técnica entre Prefeitura e Sebrae. A iniciativa é por conta das capacitações que serão oferecidas pela entidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômica e Turismo (Semdec), na 2ª Edição do Projeto Empreende Bairro.

“Queremos justamente consolidar essa parceria do Sebrae e da Prefeitura, por meio da Semdec. Sabemos que em toda a cidade há iniciativas empreendedoras, pessoas que vão à luta e abrem o próprio negócio. A ideia é fazer juntamente com o Sebrae a identificação desses empreendimentos e buscar estratégias de apoio e incentivo a esses empreendedores, que passa pela questão da qualificação gerencial, qualificação técnica, inserção nos circuitos de comercialização e afins”, explica o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

Para o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, a parceria fortalece ainda mais os laços amigáveis que Prefeitura e Sebrae desenvolveram por trabalharem em alguns projetos juntos. “Essa parceria que se estabeleceu hoje é uma articulação para que o Sebrae ofereça cursos de qualificação profissional em diversas áreas de produtos/serviços. E não é novidade, ainda mais com nossa secretaria que atua exatamente no setor ao qual o Sebrae é destinado. Essa nova parceria fortalece ainda mais nossos laços com a entidade”, destaca.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto, o papel do Sebrae será no sentido de trabalhar o aperfeiçoamento dos que já são empreendedores. “Nossa papel é muito técnico. Vamos juntar o poder de capilaridade de Teresina, com a expertise do Sebrae, que é exatamente de preparar o nosso empreendedor. Aquele em potencial ou aquele que já trabalha com isso e que possa cada vez se aperfeiçoar mais, para tocar os pequenos e micro negócios. É isso exatamente que visa esse termo de cooperação”, disse.

O Empreende Bairro, que é idealizado pela Semdec, será realizado em parceria com a Rede Clube este ano. O termo de Cooperação Técnica entre Sebrae e Prefeitura de Teresina, tem por objeto principal instituir a articulação para que cursos sobre gestão financeira, marketing, gestão de pessoas, tecnologia e sustentabilidade, sejam ofertados durante o evento. O projeto busca: estimular a atividade empreendedora; incentivar a economia local; promover oficinas de capacitação; fortalecer a integração entre os setores público e privado; aproximar o empreendedor aos seus clientes em potencial; fomentar a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente; além de proporcionar lazer e cultura a comunidade.

As inscrições para participar do projeto já estão abertas. Para se inscrever, os interessados podem acessar o site da Semdec (https://semdec.teresina.pi.gov.br/) ou procurar o link da bio do perfil da @semdec no Instagram. As inscrições encerram no dia 25 de outubro. Para participar, basta estar inscrito e estar no bairro Mocambinho durante as ações do evento, que ainda não tem data definida para início. Vale destacar que os interessados não precisam ser empreendedores formalizados, basta estar interessado em participar das atividades promovidas pelo Projeto.

Clique aqui e se inscreva no Empreende Bairro