Uma iniciativa da Associação de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel-PI), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec), está proporcionando a alunos da rede municipal de ensino experiências gastronômicas inesquecíveis. Neste mês das crianças, restaurantes conceituados de Teresina estão recebendo os estudantes para atividades de lazer, oferecendo refeições produzidas no local.

Nesta quinta-feira (10), foi a vez do Centro Municipal de Educação Peixe Vivo visitar O Pesqueirinho, na zona Norte. O tradicional restaurante recebeu 150 crianças para uma manhã divertida, com brincadeiras, pintura de rosto e lanche. “Nossos alunos estão em festa, a palavra é gratidão”, declara a diretora do CMEI, Claudionia Ribeiro.

O prefeito Firmino Filho esteve com as crianças no restaurante O Pesqueirinho e elogiou a iniciativa. “É uma homenagem à criançada, que merece esse espaço para o lazer, a diversão”. Firmino aproveitou para anunciar uma ampla reforma no CMEI Peixe Vivo, notícia recebida com aplausos pelas famílias e a equipe gestora da escola.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina (Semdec), Venâncio Cardoso, a expectativa é de abranger dois mil alunos no próximo ano. “A gastronomia é um ponto forte do turismo de Teresina, os donos de restaurantes toparam a ideia e estamos realizando esses momentos de lazer e fraternidade para as crianças. O envolvimento de todos os parceiros está garantindo uma programação organizada e muito positiva, por isso queremos ampliar em 2020”, afirmou.

Para Kleber Montezuma, secretário municipal de Educação, a ação é também uma forma de educar. “Essa foi uma brilhante ideia, as escolas da Prefeitura estão participando e as crianças adorando. Faz parte da formação educacional, porque aprendizado não é só em sala de aula; momentos como esse desenvolvem elementos cognitivos, trazem ensinamentos”, disse o secretário.