Os Centros de Atendimento ao Turista (CATs), mantidos pela Prefeitura de Teresina através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), registraram um aumento de 81,8% no atendimento só nestes quatro primeiros meses de 2019. No total, foram 16.713 visitantes. No mesmo período de 2018 foram registrados apenas 9.191 visitantes.

O CAT que apresentou maior crescimento foi o instalado na Ponte Estaiada, cujo fluxo de atendimentos cresceu 270,4% entre os dois períodos. Os demais cresceram na seguinte proporção: CAT Aeroporto com 69,3%; CAT Encontro dos Rios com aumento de 39,5% e CAT Terminal Rodoviário com 34,1%.

De acordo com o coordenador especial de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros, estes números são importantes, pois são resultados de pesquisas para o acompanhamento das ações desenvolvidas pela Prefeitura.

“A Semdec vem realizando pesquisas há seis anos para monitorar o comportamento do fluxo de turistas que se destina a Teresina. Com esses dados, conseguimos entender a dinâmica da atividade turística e o que vem ocorrendo na busca pela prestação da informação nos quatros Centros de Atendimento que a Secretaria mantém em Teresina”, explicou o coordenador.

O acompanhamento da quantidade de atendimentos é feito nos CATs, na medida em que alguém busca diversos tipos de informações. Quando essas pessoas são identificadas como turista, o atendente aplica um questionário para avaliar suas impressões sobre a cidade.

Para o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, esse crescimento foi induzido pela reação do fluxo de passageiros no Aeroporto de Teresina, que, segundo dados da Infraero, nos primeiros quatro meses do ano cresceu 26,2% em relação ao igual período do ano anterior.

“Podemos dizer que os esforços da Semdec, para gerar entretenimento no município e com isso elevar a permanência média, têm trazido resultados positivos para o Turismo, especialmente com o crescimento no número de eventos realizados na área do Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada”, disse o secretário.