Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e do SEBRAE reuniram-se com professores e a direção das Escolas Municipais Mário Faustino e Maria do Socorro para apresentação de palestra sobre o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

As escolas serão pioneiras na implantação do ensino de empreendedorismo nas salas de aula. Dezesseis professores e a direção das duas escolas participaram dessa primeira etapa de introdução aos objetivos do programa. A capacitação acontecerá nos dias 26, 28 e 29 de setembro no Centro de Formação Professor Odilon Nunes.

O curso de 45h presenciais mostrará ao professor que o empreendedorismo faz parte de seu cotidiano e que através das aulas é possível despertar o pensamento crítico dos alunos e estimular a criatividade deles.

O SEBRAE Nacional criou o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) para fomentar a educação e a cultura empreendedora dos jovens do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas, através de cursos educacionais. No município de Teresina existe uma lei, de autoria do vereador Ricardo Bandeira, que incentiva o ensino de empreendedorismo nas escolas municipais de Teresina.

A secretária executiva da SEMDEC, Monique Menezes, afirma que a secretaria se envolve nessas articulações, pois sua principal missão é o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo está atrelado a este desenvolvimento. “Essa ação não tem resultados imediatos na economia, mas o impacto na formação dos estudantes como cidadãos é fundamental, pois são ensinamentos que eles vão levar para a vida toda. São ideias positivas semeadas na cabeça das crianças, que adquirindo características empreendedoras serão profissionais e seres humanos melhores”.