Representantes de diversos segmentos públicos e privados estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (25) para a 10ª Assembleia Ordinária do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, presidido pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery. A reunião aconteceu no auditório Professor Noé Mendes, na Universidade Federal do Piauí.

No início do encontro foram apresentadas pelo presidente do Conselho as providências tomadas quanto à reivindicação da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Piauí – ABAV/PI, sobre a necessidade de um projeto de lei para regulamentar a cobrança de impostos. O secretário explicou que fez a intermediação junto à Secretaria de Finanças do município e que, como resultado, será produzida uma portaria para resguardar a atividade, com previsão de reformulação do Código de Tributos do Município.

Como convidado especial do Conselho, o secretário Municipal de Economia Solidária, Olavo Braz Nunes, fez uma explanação sobre a situação dos elevadores do Mirante Ponte Estaiada, ressaltando as providências que a Prefeitura Municipal de Teresina está tomando para solucionar o problema com a interrupção das visitações. “Estamos fazendo o possível para regularizar a situação o mais rápido possível, dentro do que a lei nos permite”, disse o secretário, enfatizando que até o final de julho o funcionamento deverá estar normalizado.

Ainda durante o encontro foi apresentado um balanço das atividades da SEMDEC e das ações aprovadas pelo COMTUR, como a participação da Prefeitura de Teresina, na BNTM 2015, em Fortaleza, o lançamento da revista RIDE, a renovação do Guia Gastronômico, a produção do Guia de Estrutura de Eventos e a impressão do Guia de Acessos a Teresina. O secretário Fábio Nery informou sobre os procedimentos para melhoria de Teresina em seu Índice de Competitividade Nacional, ressaltando que haverá uma reunião com representantes de órgãos municipais, estaduais e federais sobre o tema.

Participaram da reunião representantes da Infraero, Abav, Câmara Municipal de Teresina, Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Piauí, Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Planejamento, Fundação de Cultura Monsenhor Chaves, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, APOE e SENAC.