Na manhã desta quarta-feira (14), o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou a última reunião do ano de 2016 e décima-sexta desde sua criação, em 12 de Novembro de 2011. A primeira Assembleia ocorreu em 17 de Abril de 2012 e o Conselho se reúne quatro vezes por ano, com dezoito representantes do trade turístico de Teresina, sob a presidência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), vinculados a organismos públicos e privados.
A pauta da reunião incluiu a apresentação de um resumo das atividades da SEMDEC, no período de 2013 a 2016, feita pelo secretário Fábio Nery. Na ocasião, o secretário apresentou um panorama sobre competitividade turística, ressaltando o quanto nos últimos quatro anos a cidade se potencializou com competitividade frente a outros destinos, notadamente do Nordeste, e apresentou os índices que foram destaques nos últimos quatro anos.
“Todo final de ano, nós apresentamos uma prestação de contas aos conselheiros, momento em que aproveitamos para nos congraçar pelo ano que passou e desejar que o ano vindouro continue a superar os desafios”, disse Fábio Nery.
Como ocorre em todo final de exercício, o COMTUR entregou diplomas de assiduidade aos conselheiros que tiveram cem por cento de frequência, tendo sido, dessa vez, contemplados Danilo Queiroz Nunes, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), Regina Célia Ribeiro, da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), e Kleyton Amorim Marinho, da Fundação Municipal de Cultural Monsenhor Chaves (FCMC).
Ao encerrar a reunião, o secretário Fábio Nery disse que a SEMDEC está abrindo um Posto de Informações Turísticas no Terminal Rodoviário Governador Lucídio Portela, a partir desta quinta-feira (15), que será atendido por Bacharéis em Turismo lotados na Coordenação Especial de Turismo. Os atendentes são os mesmos que atuaram no posto do Shopping da Cidade, que está sendo fechado por não ter tido baixa representatividade turística em seus indicadores estatísticos.