Desde o início do ano, visitas técnicas a diversos pontos de atração turística de Teresina estão sendo realizadas com a finalidade de observar as suas demandas e avaliar os meios pelos quais a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) poderá apoiar, com o foco na melhoria estrutural e captação de fluxo de visitantes.

Em reunião com a Coordenação de Turismo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aluísio Sampaio, colocou em pauta diversas ações para estabelecer as prioridades para os próximos meses. Algumas iniciativas já estão sendo tomadas, em decorrência das visitas. A elaboração de um diagnóstico de situação para os órgãos competentes, ou até mesmo instituições vinculadas à iniciativa privada, por exemplo, está sendo produzido para contribuir na busca por apoio às necessidades de cada atrativo ou empreendimento turístico.

Diagnóstico dos atrativos turísticos de Teresina permitirá parceria entre entidades públicas e privadas

“O nosso objetivo é trabalhar pela integração entre o poder público e a iniciativa privada, no sentido de alcançar a excelência na oferta de produtos e serviços, de tal forma que torne a receptividade de Teresina mais agradável e melhor aparelhada para o turista”, afirmou o secretário Aluísio Sampaio.

Outras ações também foram discutidas, como a necessidade de estimular os artesãos a produzirem peças com motivos teresinenses. “Estivemos na Central de Artesanato Mestre Dezinho e no Mercado Público e percebemos que há muitas peças com motivos de fora, como a Torre Eiffel ou o Cristo Redentor; precisamos estimular também motivos como a Ponte Estaiada, a Ponte Metálica, o Cabeça-de-Cuia ou a Num-se-Pode”, lembrou Aluísio.

A equipe expôs ao secretário outras ações que também estão sendo viabilizadas, como: aplicação de pesquisas de turismo emissivo e receptivo no Aeroporto de Teresina, para medir o perfil dos visitantes que chegam por aquele portão de entrada e dos teresinenses que viajam; participação efetiva na Feira de Turismo Rural da Cacimba Velha; elaboração de campanha sobre Teresina como Polo de Saúde e Educação; mapeamento das pensões existentes no Polo de Saúde; viabilidade de uma Feira de Franquias em Teresina; e agendamento de reuniões técnicas com diversos representantes de órgãos municipais e estaduais, para discutir ações conjuntas pelo desenvolvimento da atividade turística.