A Fundação Padre Antonio Dante Civieiro – FUNACI comemorou nesta sexta-feira (08) 10 anos da Escola Família de Turismo – EFTUR. A entidade tem como objetivo capacitar jovens das comunidades para profissionalizá-los e inseri-los no mercado de trabalho. O evento teve inicio com uma missa em ação de graças e em seguida discursos de agradecimento e reforço de parcerias de entidades do governo do Estado e do Município.

A Prefeitura Municipal de Teresina através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo é uma grande parceira da fundação, apoiando a qualificação de jovens nos campos de hotelaria e gastronomia. A cada oito meses, cerca de 30 alunos se formam por turma na EFTUR e, como o mercado tem bastante demanda de gente qualificada, eles se empregam principalmente em estabelecimentos do ramo do turismo em Teresina.

O secretário Fábio Nery em seu discurso lembrou que a primeira ligação que recebeu do Prefeito após assumir a secretaria foi para pedir que a FUNACI não fosse esquecida. “Teresina está repleta de locais que necessitam de profissionais capacitados para atividades turísticas e o trabalho realizado na Fundação transforma a chance destes jovens lá fora. Se houver dedicação nos estudos e empenho na prática ninguém ficará sem emprego”, disse ele, garantindo que a PMT e a SEMDEC não vai desamparar a escola em suas necessidades.

A FUNACI foi fundada em outubro de 1989, e atua desde então na educação, capacitação e evangelização de jovens. Suas ações estão concentradas em Teresina, com maior enfoque na região da Grande Socopo (onde é localizada a sua sede) e os bairros periféricos à zona Leste; eles atuam também em municípios do interior do Estado.