Para resgatar a identidade culinária típica do café “raiz” do Piauí, neste domingo (29), no espaço de eventos do hotel Velho Monge, acontece a 2ª edição do “Sabores da Roça: Café Piauiense”. O evento se trata de um encontro gastronômico, que ocorrerá das 9h às 11h30, prometendo fazer um mergulho nas memórias alimentares e afetivas de cada convidado.

A organizadora do projeto, Francisca Lopes, afirma que a verdadeira intenção é resgatar a identidade do café da manhã piauiense e fazer as pessoas valorizarem as iguarias do nosso estado, através de uma culinária diversificada e rica de histórias e lembranças.

“Nosso objetivo é reavivar as memórias alimentares de cada um. É escutar das pessoas que aquele gosto lembra do bolo que avó fazia, que o modo de preparo lembra sua infância, é o que nos move. Com a nossa primeira edição, percebemos que isso gera uma interação, que as pessoas conversam, trocam experiências e, indiretamente, preservam o patrimônio da nossa culinária matinal, que hoje em dia se encontra adormecida e precisa ser conhecida pelo país e pelo mundo”, pontua Francisca.

Para o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Venâncio Cardoso, um dos pontos fortes que Teresina possui e que necessita desenvolver é o turismo gastronômico. “Teresina possui uma gastronomia singular e o nosso estado possui uma culinária muito rica. Apoiar e participar de eventos assim é um incentivo a mais para o desenvolvimento desse setor. Nossos pratos precisam ser apreciados por outros estados, mas, antes disso, nós precisamos conhecê-los e apreciá-los”, analisou.

O evento “Sabores da Roça: Café Piauiense” também pretende, futuramente, lançar um livro com as fotos e as receitas de cada prato servido, já que a outra proposta da organização do projeto é deixar documentado todo o material exposto para que a população desperte para a preservação do patrimônio culinário do nosso estado.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).