Durante a cerimônia que abriu a Semana Global do Empreendedorismo, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, chamou a atenção para necessidade de implantação de uma cultura empreendedora e para a importância das pequenas, médias e microempresas na economia local. A Semana Global do Empreendedorismo pretende fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender na capital.

“Temos uma tarefa hercúlea no estado do Piauí, no Nordeste como um todo e em Teresina de forma mais presente, de nós firmarmos uma cultura do empreendedorismo, a verdade da economia de mercado, porque ninguém cresce com o Estado, ele não gera riqueza, só distribui. Através do Estado nós não vamos conseguir sair das nossas condições de subdesenvolvimento. Não adianta discurso político para mudar essa realidade. Economia de mercado depende fundamentalmente dos seus empreendedores, daqueles que vendo as oportunidades, as disponibilidades, daqueles que tem a coragem de assumir o risco, de sair de casa sem saber se vai poder pagar a duplicata no final do mês, dessas lideranças que fazem o processo de produção acontecer, que fazem o novo aparecer. Esse é um embate cultural que precisamos ter no nosso Estado porque se não tivermos uma mensagem para aqueles milhões de homens e mulheres que tem um potencial de liderar todos esses processos, se não tivermos um indicativo de que existem outras alternativas além do concurso público, esse potencial pode ser desperdiçados”, afirmou o prefeito.

Para a realização do evento, a Prefeitura conta com 40 parceiros. A organização da semana está sendo feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a programação é composta por palestras, competições, oficinas e workshops, focando no empreendedorismo, inserindo no município uma agenda internacional de desenvolvimento econômico, visando estimular, promover e propiciar aos cidadãos, empresários, docentes, discentes, microempreendedores, sociedade civil e ao poder público a prática da criatividade empreendedora.

De acordo com o secretário Fábio Nery, o empreendedorismo deve estar não só na iniciativa privada, mas nas ações públicas também, além do desenvolvimento social. “Esse ano o tema principal do evento trata e inclui as cidades. Esse é o papel da prefeitura nesse movimento. Como realizadores pelo segundo ano consecutivo, esperamos superar o público de 3 mil pessoas, que foi o do ano passado. Ele é realizado simultaneamente no mundo todo e esse tema, apesar de sr vinculado à iniciativa privada, está nas ações sociais, no governo e em cada um de nós. Precisamos estimular as pessoas principalmente nesse momento de grande desafio que o nosso país passa. Temos um limite de orçamento e temos que dar a nossa contrapartida, que é a criatividade, o esforço, a dedicação. Através disso, precisamos discutir qual é o papel do Estado e de cada um de nós a contribuir com esse momento. E esse papel passa pelo empreendedorismo. Na nossa secretaria, muitas das ações não vieram de recursos orçamentários, e sim de muita criatividade. Soubemos articular com instituições, unir forças e realizar para o bem de todos. Parece uma coisa simples, mas quando você começa, vem os empecilhos e motivos para desistir, mas não desistimos porque os objetivos são voltados para todos”, disse.

Além das iniciativas da Semdec no incentivo aos empreendedores da cidade, várias outras secretarias estão envolvidas com o tema. Um exemplo foi lembrado pelo prefeito Firmino Filho. “Esse evento tem grande importância no meio de uma sociedade estatal. Temos que levantar uma bandeira que ainda é uma novidade nas nossas terras: a bandeira do empreendedorismo. Queremos parabenizar a Semdec pela importância desse tema e ressaltar a importância do incentivo que a Prefeitura vem dando para o desenvolvimento dessa cultura empreendedora. No momento, 500 crianças estão passando por um processo de debate e sensibilização para o empreendedorismo nas escolas do município. São ações como essa que vão frutificar no nosso futuro”, finalizou.

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento mundial que acontece simultaneamente em 157 países, motivando milhares de organizações e pessoas. A programação completa do evento em Teresina está disponível na fanpage:fb.com/sgeteresina2016.