O prefeito Firmino Filho esteve reunido no final da tarde desta quarta-feira (1º), no Palácio na Cidade, com gestores de órgãos da administração municipal, estadual, empresários dos setores de turismo, hotelaria, bares e restaurantes e outros segmentos para discutir melhorias para Teresina atingir a meta deste ano no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do setor.

No ano passado, Teresina foi uma das cidades brasileiras premiadas com o Índice Nacional da Competitividade do Turismo Nacional. A capital foi a única cidade, entre os 65 destinos brasileiros avaliados nacionalmente, que recebeu dois prêmios na edição do ano passado: “índices gerais” e “aspectos culturais”. Além de receber troféu pela menção honrosa de ter sido a capital brasileira que mais evoluiu em competitividade para o Turismo.

A reunião desta quarta foi uma preparação para a visita do pesquisador do Ministério do Turismo para a avaliação de 2015, que está marcada para o mês de agosto. O objetivo é que todos os setores envolvidos no processo estejam preparados para dar as informações corretas e, assim, tornar o resultado ainda melhor. “O que nós queremos é explicar como funciona o processo do Índice de Competitividade para que cada lugar esteja preparado para receber a equipe que vem levantar os dados. Também estamos aproveitando a oportunidade para mostrar as críticas que foram apresentadas na última pesquisa e procurar melhorar o que foi colocado”, explicou Fábio Nery, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O Coordenador Especial de Turismo, Eneas Barros, apresentou a análise da ultima pesquisa realizada e as metas para este ano. “A cidade registrou evolução geral de 3,8 pontos ano passado, em comparação com 2013, ficando com 58,8 pontos. Para este ano queremos aumentar mais 2,2 pontos. E, com criatividade, vamos conseguir!”, afirmou Eneas.

Firmino Filho lembrou que Teresina é uma cidade conhecida por ser prestadora de serviços. “O jeito teresinense de receber é nossa marca. O que temos que fazer é aproveitar essa avaliação para guiar nossas ações e evoluir, melhorar nossos indicadores”, pontuou.

O prefeito lembrou que a Prefeitura está trabalhando em diversos projetos para dar mais qualidade de vida à população e, aliado a isso, desenvolver o turismo e a economia da cidade. “O Parque Lagoas do Norte não será apenas o mais belo cartão postal da nossa cidade, serão muitos os benefícios da obra, e um dos principais pontos será a economia e o turismo. Queremos trabalhar em um conjunto de atividades que prenda o turista no local. Também podemos citar projetos importantes como o Parque da Cidadania, a reforma do Mercado Central e a revitalização do Centro de Teresina. A Prefeitura tem muitas obras voltadas para o turismo, o lazer e a qualidade de vida”, finalizou.