Teve início nesta segunda-feira (22) uma pesquisa para identificar o perfil do visitante e do teresinense que se desloca passando por Teresina pelo Aeroporto Senador Petrônio Portella. As consultas que acontecem até o dia 14 de junho são uma realização da Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), em parceria com a INFRAERO.

turismo

Uma das pesquisas que está sendo aplicada é a Pesquisa de Turismo Receptivo, onde são ouvidos os turistas que estão deixando a capital pela área de embarque do Aeroporto Petrônio Portela, com perguntas que ajudarão a medir a procedência, motivo da viagem, gasto realizado, permanência média e renda, além de avaliar as impressões dos visitantes acerca dos serviços turísticos oferecidos na cidade. Essa pesquisa identifica a receita gerada pelo turista e será aplicada de 22 a 28 de maio, nos três turnos.

Outra é a Pesquisa de Turismo Emissivo, que identifica o perfil do teresinense que viaja para fora da cidade, avaliando o destino preferido, o gasto realizado, a permanência média e a motivação da viagem, e ainda a evasão de moeda. Um comparativo entre a receita gerada pelo turista e o gasto do teresinense em viagem indicará se o turismo é superavitário ou deficitário, a partir dos que se utilizam do Aeroporto como portão de entrada ou saída para a capital.

“As estatísticas servem para nortear nossas ações em prol da atividade turística, porque refletem uma situação real em que vive o visitante que chega pelos mais diversos motivos e os teresinenses que também viajam pelos mais diversos motivos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aluísio Sampaio. “Essas pesquisas ajudarão não apenas o poder público, mas também os empresários locais, que poderão contar com um mecanismo eficaz de avaliação de mercado”, completou.

As pesquisas serão aplicadas pelos atendentes do posto de informações turísticas que a SEMDEC mantém no Aeroporto de Teresina e contam com o apoio da INFRAERO, que autorizou o acesso aos pesquisadores às áreas de embarque e desembarque do aeroporto. Serão aplicados 800 questionários no total, com margem de erro igual a 4,68%.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).