A Fundação Wall Ferraz (FWF) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) realizaram, ontem (4), a aula inaugural do projeto “QualificaTur”. O evento foi realizado, no Luxor Hotel, com a presença de secretários municipais e representantes do setor hoteleiro. As aulas acontecerão no Centro de Formação do Servidor Público Municipal e as inscrições realizadas pela Semdec.

O “QualificaTur” é um projeto que se inclui ao conjunto de ações de profissionalização da Fundação Wall Ferraz e dirige-se ao mercado de turismo formal e informal. O projeto é realizado em parceria com a Semdec e a Coordenadoria de Turismo, e propõe a profissionalização e desenvolvimento sustentável do meio turístico em Teresina, além de promover benefícios culturais e econômicos para a cidade.

Compuseram a mesa, Samara Pereira, presidente da Fundação Wall Ferraz; Allan Cronemberger , secretário municipal da Juventude (Semjuv); Fábio Nery, secretário da Semdec; José Assis Dias, representando o setor hoteleiro; Moacir Uchôa, presidente da Associação de hotéis, bares, restaurantes e similares do estado do Piauí; Sâmya Silva, representante dos instrutores que ministrarão os cursos; e Duane da Cruz, representante dos alunos que serão beneficiados.

Samara Pereira proferiu palavras de motivação aos alunos do “QualificaTur”. “Vamos tornar nosso turismo mais competitivo, a qualificação ofertada gratuitamente pela FWF e Semdec, associada à disposição de vocês, fará com que esse projeto dê certo”, comentou a presidente. Na ocasião, foi apresentada a campanha oficial ao incentivo do turismo.

O “QualificaTur” contribuirá para o fortalecimento do turismo local, satisfazendo as necessidades dos turistas brasileiros e estrangeiros, além de promover benefícios culturais e econômicos para a comunidade.“A intenção é ofertar esses cursos na área do turismo para que vocês consigam a inserção no mercado de trabalho. Além de garantir o melhor atendimento possível aos nossos visitantes, para que eles voltem à capital”, explicou Fábio Nery.

Com os cursos ofertados gratuitamente, a cidade passará a dispor de contingente de profissionais preparados para trabalhar no segmento turístico. As aulas acontecerão nos Centros de Capacitação da FWF, em outros espaços da Prefeitura de Teresina e de instituições parceiras.

O presidente da Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do estado do Piauí agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Teresina. “Precisamos muito qualificar para atender melhor nosso turista, e, com a iniciativa da Fundação Wall Ferraz e Semdec, isto está sendo possível”. O secretário da Semjuv comentou: “vocês vão ser os representantes  de Teresina e mostrar o que ela tem de melhor”.

SOBRE O QUALIFICATUR

O projeto tem como finalidade capacitar pessoas para o trabalho no âmbito do turismo na capital, e nessa primeira fase, contempla o segmento de hotelaria com quatro cursos, sendo eles de camareira, recepcionista, mensageiro e inglês conversação.