A abertura da Semana Global do Empreendedorismo em Teresina acontece hoje (16), às 18h na Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, com o lançamento do programa Minha Primeira Empresa, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Associação dos Jovens Empresários do Piauí e do Instituto de Estudos Empresariais – IEMP, com a presença do prefeito em exercício Ronney Lustosa e autoridades locais.

O programa Minha Primeira Empresa fomenta a implantação de novas empresas em Teresina, com o objetivo de apoiar e dar incentivo a empreendedores interessados em implantar sua primeira empresa. O projeto tem uma proposta moderna e atual, aliando crédito com qualificação e acompanhamento com o objetivo de capacitar empreendedores e aumentar suas oportunidades de negócios de forma sustentável, tornando possível e viável a formalização da primeira empresa.

O administrador goiano Ricardo Barcelos ministrará palestra com o tema “Sensibilização sobre Minha Primeira Empresa”, abordando quais serão os impactos positivos do projeto em Teresina e os métodos e ferramentas para alcançar a meta de ser dono do próprio negócio. Com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Ricardo atua há mais de 20 anos em projetos com financiadores internacionais, governamentais e iniciativa privada. Também atua em projetos de inovação tecnológica. Fundou em 2001, a Tecnoplace, empresa voltada para gestão e tecnologia. Em 2004 teve a sua trajetória contada no livro Histórias de Sucessos, produzido pelo Sebrae Naciona, e atualmente é coordenador do Programa Minha Primeira Empresa da AJE Goiás.

A proposta é que o programa Minha Primeira Empresa, aqui em Teresina, seja aberto a todos que tenham idade mínima de 18 anos, que tenham cursado o ensino médio completo e que possuam disponibilidade para frequentar os cursos de capacitação oferecidos. São públicos-alvo os graduandos em cursos ligados à gestão empresarial, pessoas que tenham projetos para empreender, empresários não formalizados e membros da comunidade que busquem sua primeira empresa. O programa Minha Primeira Empresa foi criado em 2011, idealizado pela Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás).

O secretário Fábio Nery explica que o objetivo do projeto é inspirar as pessoas a participarem do programa e a descobrirem seu potencial empreendedor.

“A Prefeitura de Teresina está viabilizando este programa, que é uma experiência de sucesso no Goiás e agora estamos trazendo para implantar aqui na nossa cidade. O palestrante virá para motivar e guiar os potenciais empreendedores que, às vezes, têm uma ideia, mas não sabe como executá-la ou não tem qualificação. O programa em Teresina acompanhará essa ideia e ajudará a desenvolver com capacitação e apoio até o alcance dos objetivos, finaliza ele.