DSC00408

Teve início na manhã desta quarta-feira (20) o curso de apresentação e capacitação na plataforma DataViva, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC). O DataViva é uma ferramenta de visualização que abre os dados para as exportações e ocupações para o todo o setor formal da economia brasileira por meio de mais de 700 milhões de visualizações interativas.

A capacitação é feita pelo economista e analista Elton Freitas, da Agência de Fomento à Inovação e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Minas Gerais – FAPEMIG. Ele explica a importância do uso desse “big data” para o desenvolvimento econômico do país e porque todos os gestores devem fazer uso desta ferramenta para tomada de decisões.

“O ideal da Plataforma DataViva é implantar uma cultura de disseminação e uso de dados em ações de desenvolvimento econômico. Utilizando essa plataforma, que concentra uma quantidade enorme de dados de várias áreas, é possível pensar em mais desenvolvimento para a cidade de Teresina e para o estado do Piauí. A plataforma pode ser muito útil para os agentes públicos, pois eles terão conhecimento profundo de todas as informações válidas possíveis” afirma.

O secretário da Semdec, Fábio Nery, defende a importância de conhecer e compreender o DataViva. “Essa ferramenta levou oito anos para ser criada e hoje temos acesso a ela de graça, isso já um avanço e um ganho imenso. O nosso desafio agora é colocá-la em prática, porque a informação gerada pelo site envolve vários agentes econômicos, e se esses agentes trabalharem coordenadamente podemos alcançar um lugar muito melhor do que estamos agora, em termos de desenvolvimento”, disse.

A plataforma DataViva foi criada pelo Governo de Minas Gerais, mas é de uso para todo o Brasil. Em 2015 o site reúne dados do comércio, de empresas e da educação no país. Para 2017 o projeto prevê a inclusão de todos os dados sobre infraestrutura e saúde e, posteriormente, todas as áreas de informação relevante do Brasil. Para conhecer a plataforma basta acessar o link http://pt.dataviva.info/.

O curso segue até as 17h nesta quarta (20) e das 8h às 17h no dia 21, no auditório Carmem Sinott, localizado no Instituto Federal do Piauí – IFPI, prédio B.