Na noite desta quarta-feira (10), a Ponte Estaiada ganhará uma iluminação especial em azul e vermelho. É que hoje é dia Nacional e Estadual da Conscientização da Cardiopatia Congênita (defeito no coração). A ação tem a proposta de chamar a atenção da sociedade e sensibilizar autoridades sobre os casos em Teresina.

Segundo dados da American Heart Association, a cardiopatia congênita ocorre enquanto o feto está se desenvolvendo no útero e pode afetar cerca de 1 em cada 100 crianças. A questão é uma das principais causas de óbito relacionadas a malformações congênitas.

Para o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, o simples ato de mudar as cores de uma das principais construções da capital já é uma ação importante para chamar atenção sobre esse problema.

“Pouca gente sabe, mas em torno de 23 mil crianças com problemas cardíacos, 80% necessitarão de alguma cirurgia cardíaca durante a sua evolução. É uma questão pouco comentada na nossa sociedade. E depois de contato com Grupo de Pais de Crianças com Cardiopatia Congênita aqui de Teresina, pensamos em fazer essa ação para dar visibilidade para essa questão”, explicou.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).