O prefeito Firmino Filho assinará, na próxima terça-feira (13), às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Cidade, um termo de parceria entre a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), e a Softex. A parceria tem como objetivo promover o desenvolvimento do Programa de Inovação, que será sediado na Praça Ocílio Lago, conhecida popularmente como Praça dos Skatistas.

O Programa tem como finalidade fomentar a educação empreendedora, desenvolvimento tecnológico, startups e competitividade em Teresina. Com a parceria, a Semdec ficará responsável pelo andamento do programa, que tem como público-alvo a juventude, escolas públicas, universidades e empreendimentos tecnológicos.

A proposta é a construção de um laboratório maker, com o objetivo de oferecer um ambiente adequado à resolução de problemas complexos e desenvolvimento de protótipos. A ação consistirá em cinco pontos: promoção da educação empreendedora e inovadora; desenvolvimento e fomento de startups; transferência tecnológica em IoT (internet das coisas); promoção do Ecossistema de Inovação; captação de recursos.

“A assinatura do termo de parceria será um grande passo para que a Prefeitura de Teresina, por meio da Semdec, desenvolva o Programa de Inovação. Queremos, com isso, que os jovens daquela região e de toda a cidade sejam apresentados para o mundo da tecnologia, do empreendedorismo e que sonhem em ter suas próprias empresas. Acredito ser um passo importante para a ampliação da visão empreendedora e implantação de um ambiente de inovação em Teresina”, explicou o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso.

Para o coordenador do Programa de Inovação, o professor PhD José Bringel Filho, o projeto tem um propósito muito esperado para a cidade, pois acredita que possa trazer uma mudança no comportamento das pessoas.

“Teresina é conhecida nacionalmente como uma cidade que capacita muito bem a mão de obra, mas temos dificuldades em reter estes talentos, porque precisam ser absorvidos pelo mercado onde, muitas vezes, as empresas criam novos serviços e produtos. O Programa de Inovação chega em um momento oportuno, uma vez que temos muita massa crítica que precisa ser retida através de empresas e oportunidades”, declarou o secretário. Falou, ainda, do propósito a ser atingido com a ação.

“A meta é trabalhar justamente o eixo de empreendedorismo, os conceitos de ‘faça você mesmo’, o movimento maker, resultando em inovação por meio de novos negócios. É um projeto muito esperado para a cidade e acredito que ele possa trazer uma mudança no comportamento das pessoas que passarem por ele”, disse.

A Softex faz parte da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que desenvolve ações para promover a melhoria da competitividade da Indústria Brasileira com ampla experiência nas verticais (gás e óleo, moda, agronegócios, aeroespacial, automotivo, saúde, educação, etc.), que envolvem Software e Serviços de TI (IBSS) bem como a disponibilidade de recursos humanos qualificados, tanto em tecnologias como em negócios.