Foi lançado na noite de hoje (11), dentro da programação do aniversário de Teresina, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Turístico. A solenidade aconteceu no auditório Rui Lima, no prédio da FIEPI, e contou com a presença do prefeito Firmino Filho, secretários municipais e estaduais e representantes das entidades que farão parte da composição do Fórum.

O Fórum, que será composto por 28 membros, sob a presidência da SEMDEC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), pretende constituir um espaço consultivo e de deliberação para o fortalecimento da cooperação entre o Poder Público e a iniciativa privada, com o objetivo central de ouvir as classes econômicas e turísticas para a formulação de propostas de desenvolvimento para a cidade de Teresina.

Segundo o prefeito, a ideia é criar um espaço onde as pessoas envolvidas possam formular propostas que fomentem o desenvolvimento da capital. “A intenção é dar espaço para discussões importantes, que possam alavancar principalmente a nossa economia, que atualmente é o nosso maior desafio. Por isso queremos colher boas ideias e ampliar debates que possam articular ações de apoio às iniciativas de desenvolvimento dos sistemas de inovação e arranjos produtivos locais”, disse Firmino.

Fábio Nery, secretário da SEMDEC, afirma que o Fórum vai organizar o diálogo com as classes empresariais e a expectativa também é de geração de emprego e renda. “Queremos acolher as boas sugestões e colocá-las em prática, pois somente com o equilíbrio e interação entre o Poder Público, o setor empresarial e a sociedade como um todo será possível o desenvolvimento pleno de nossa cidade.

A partir da sua instalação, o Fórum dará início a reuniões periódicas, envolvendo basicamente os setores da indústria , comércio, serviços, construção civil e outros que componham o desenvolvimento econômico e turístico de Teresina.