A Prefeitura de Teresina está assinando, esta semana, uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio-Norte). A cooperação tem como objetivo a inclusão da Embrapa ao Programa de Inovação Teresina, o Programa THEch. Com isso, ambos passarão a atuar juntos na seleção de três startups do setor de agronegócio.

Em fevereiro deste ano, o Programa THEch Startups, lançou um edital que selecionaria ideias para participar do Programa. Com a entrada da Embrapa, um novo Edital intitulado ‘Ideas for Farm’ vai selecionar três equipes a mais do que na ideia inicial. A seleção visa abranger novas startups com ideias que envolvem somente o mundo do agronegócio. As equipes, somadas a outras 10 do projeto inicial para a segunda fase, serão integradas ao Programa THEch Startups. As inscrições das equipes serão recebidas do dia 29 de julho até 17 de agosto, por meio do link (https://www.embrapa.br/meio-norte/ideas-for-farm).

As equipes selecionadas ligadas ao agronegócio, com o apoio da Embrapa, contribuirão na inovação da empresa e seus públicos-alvo, além do aprimoramento de suas competências empreendedoras e de negócios por meio do desenvolvimento de conhecimento de mercado, participação do processo de pré-aceleração e de desenvolvimento de projeto de pesquisa.

“A Semdec e todo o pessoal que estrutura o Programa THEch Startups, estão felizes com a ideia da Embrapa fazer parte desse projeto. O mais importante é que isso abre a possibilidade para que novas equipes possam fazer parte do projeto, atendendo não só o desejo de lançar sua ideia, mas de já ter uma empresa do porte da Embrapa para abraçar sua ideia”, comentou o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Raul Ferraz.

Sobre a parceria, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Norte, Izabella Hassum, destaca que são ações conjuntas com o único propósito de estimular o empreendedorismo nos jovens. “Em 2019, a Embrapa Meio Norte realizou um desafio de ideia para inovação. Esse evento foi um sucesso. Por termos alcançado resultados promissores e relevantes, idealizamos uma segunda edição, contudo e felizmente, conhecemos na ocasião de seu lançamento, o Programa Thech da Prefeitura de Teresina. Oportunidade melhor para a construção de uma parceria, cujas ações se complementam e tem o mesmo propósito que é estimular o empreendedorismo local nos jovens, não poderia ser ignorada. Integraremos o Programa Thech em agosto dentro do eixo de startups, em uma ação voltada para o agro, que não estava presente até então”, explicou.

Programa THEch Startups

A primeira fase está em andamento, sendo trabalhadas desde então 24 equipes (12 empreendedoras e 12 startups). Na segunda fase, 10 projetos serão selecionados, que se somará aos três selecionados pelo Edital Ideas for Farm, totalizando assim 13 equipes. Cada grupo deve receber um aporte no valor de R$ 12 mil para desenvolver essas ideias inovadoras. A seleção vai avançar até o fim do ano para uma nova etapa.

Na terceira etapa, serão selecionadas pelo menos quatro equipes que já tenham chegado à fase de teste do seu protótipo. Já na quarta etapa, apenas duas equipes serão beneficiadas para imersão internacional. Além disso, as equipes não selecionadas na segunda etapa, poderão permanecer no Programa THEch Startups, contando apenas com apoio e orientação.

A iniciativa é uma realização por meio da Semdec, em parceria com a Softex, Organização Social Civil de Interesse Público (Oscip). A ideia é que equipes empreendedoras e startups desenvolvam soluções inovadoras para construir um ecossistema cooperativo e resolver problemas públicos ou empresariais.

Live

Na próxima quarta-feira (29), uma live (transmissão ao vivo pelo Instagram) realizada por meio do @programathech, com o secretário da Semdec, Raul Ferraz, e um representante da Embrapa, marcará o início da parceria, além da abertura oficial do processo de seleção do Edital Ideas for Farm.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).