O programa Minha Primeira Empresa, sucesso em Goiânia, chega à Teresina através da parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), entre Associação dos Jovens Empreendedores (AJE) e o Instituto de Estudos Empresariais (IEMP), para qualificar pessoas que tenham interesse em abrir seu próprio negócio.

O Minha Primeira Empresa terá seis etapas. A primeira é o Diagnóstico do Perfil Empreendedor, que é realizado para avaliar o participante e ajudá-lo a compreender a personalidade empreendedora, fornecendo informações para a tomada de decisões e condução de negócios.

A segunda etapa, é todo o trabalho de avaliação que será conduzido por um profissional da área de Psicologia, que ficará responsável ainda por repassar os resultados colhidos para avaliação.

Na terceira etapa, o participante já poderá integrar as próximas avaliações, que compreendem no Curso de Iniciação ao Empreendedorismo, Curso de Gestão da Primeira Empresa e Plano de Negócios, Criação da Primeira Empresa e o Crédito Primeira Empresa.

O secretário da SEMDEC, explica que neste primeiro momento apenas 100 vagas, gratuitas, serão disponibilizadas. “Estamos ofertando a quantidade de 100 vagas, sem nenhum custo para os participantes. Nossa ideia, a princípio, é testar o programa e mensurar os resultados para em seguida ampliarmos”, esclareceu.

De acordo com o gestor, o motivo da criação do programa na cidade, é devido ao crescente número de pessoas abrindo seus próprios negócios; sendo a maioria delas, recém demitidas de grandes empresas.

“É para estas pessoas que estão perdendo seus empregos, sendo demitidas e que estão recorrendo pelo seu próprio negócio, que nós estamos implantando este programa de qualificação em Teresina”, esclareceu o secretário da SEMDEC, Fábio Nery.

Para participar do programa, é necessário ser residir em Teresina com idade mínima de 18 anos, Ensino Médio completo e com disponibilidade para frequentar os cursos de capacitação oferecidos. São alvos específicos os graduandos em cursos ligados a gestão empresarial, pessoas que tenham projetos para empreender e empresários não formalizados.

O lançamento do programa será na próxima terça-feira, 17 de Maio, às 19h no auditório do IEMP localizado na avenida Homero Castelo branco, nº 2223, Horto. Para mais informações acesse o site: www.mpeteresina.com.br