Com o objetivo de levantar informações para abastecer a roteirização turística dos municípios da Ride Grande Teresina, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), esteve reunida com a equipe da FUNACI – Fundação Padre Antônio Dante Civiero, para tratar de detalhes técnicos sobre a pesquisa e a assinatura do termo de cooperação.
A RIDE – Rede Integrada de Desenvolvimento – Grande Teresina abrange os municípios piauienses de Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Pau DArco, União e Teresina, além do município maranhense de Timon.
A pesquisa deve durar em média quatro meses. “Os aspectos a serem levantados são os atrativos e equipamentos turísticos, além das infraestruturas urbanas e de acesso de cada município, que serão auferidas através de questionários elaborados pela secretaria e aplicados pelos técnicos da FUNACI”, informa o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery.
Depois de realizada a pesquisa, a Semdec pretende traçar um roteiro turístico entre as cidades, que poderá ser feito pelos turistas em um ônibus panorâmico a ser adquirido pela Prefeitura de Teresina, com recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional.