A Prefeitura de Teresina, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), esteve presente nesta quinta-feira (02) na abertura da segunda etapa do Seminário Piauiense de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Meio Norte (PDSRT). O evento aconteceu na Central de Artesanato Mestre Dezinho.

O objetivo do evento é promover de forma integrada o desenvolvimento sustentável dos municípios da região do Meio Norte, valorizando o patrimônio natural e sociocultural e viabilizando atividades econômicas inclusivas, dinâmicas e inovadoras para a elevação da qualidade de vida da população.

O secretário da Semdec, Fábio Nery, representando o prefeito de Teresina, explicou que o turismo é uma atividade nova e que para a população da cidade ela ainda é desconhecida, e se não é conhecida não pode ser compreendida ou divulgada. “Temos que refletir que cada atividade realizada aqui é uma ação turística para quem vem de fora. Garçons, cozinheiros, recepcionistas de hotéis, arrumadeiras, empresários de locadoras de automóveis e até as clínicas de saúde, todas essas profissões dependem do turista”, disse.

De acordo com Fábio Nery, somente após ocupar a posição de secretário do desenvolvimento econômico e turismo é que percebeu que o desafio principal é conhecer a cidade, descobrir suas potencialidades e assim firmar parcerias para vencer desafios. “Como gestor em um seminário para discutir o Plano de Desenvolvimento Sustentável, que é um diálogo entre o ente público e a sociedade civil, nós temos que procurar de todas as formas conhecer nosso potencial e divulgá-lo, para que possamos desenvolver o nosso turismo, seja na capital, seja em todo o estado”.