Gestores da Prefeitura de Teresina e empresários dos mais diversos segmentos estiveram reunidos na noite dessa terça-feira, dia 06, no lançamento do programa Teresina Competitiva que apresentou a metodologia de Clusters, que atuará na expansão do desenvolvimento econômico da capital. O evento também contou com a presença de gestores que compartilharam a implementação do projeto no Estado de Minas Gerais.

A metodologia de Clusters foi apresentada durante evento nessa semana

A metodologia de Clusters foi apresentada pela Cluster Consulting, empresa responsável por experiências bem sucedidas nessa área em outras regiões do Brasil. Na prática, a consultoria estratégica atua em apoiar governos e instituições no desenvolvimento econômico das regiões melhorando sua competitividade e inovação por meio do trabalho com clusters (conjunto de empresas e instituições num mesmo negócio colaborando e se desenvolvendo mais rapidamente).

Com o tema “Cresce mais quem conhece suas potencialidades”, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Aluísio Sampaio, destacou a importância da iniciativa privada para alcançar os resultados do projeto. “A nossa intenção é traçar esse diagnóstico para elaborar o plano estratégico. A iniciativa privada é coparticipantes desse projeto. Vamos conhecer a melhor forma do poder público e privado trabalharem em conjunto, e inclusive identificar novos setores empresariais, abrindo mais oportunidades de atuação do setor”, disse o secretário.

O secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim, apresentou os investimentos e dados econômicos da Prefeitura de Teresina. O gestor destacou um ganho muito importante da gestão passada que foi a criação de uma legislação para incentivo de empresas de call center. “Isso gerou uma coisa inédita na cidade que em quatro anos se criou mais de 12 mil vagas de trabalho no setor privado”, pontuou.

Carlos Tarrasón, diretor da Cluster Consulting, apresentou as etapas do projeto, os benefícios dos clusters e alguns programas já implementados. “Nosso trabalho consistirá em identificar, caracterizar, priorizar e definir uma estratégia de desenvolvimento dos clusters, também chamados de arranjos produtivos, visando incrementar a competitividade e inovação e finalmente o desenvolvimento econômico da região. Dessa forma, o município terá uma visão clara de quais setores tem maior potencial de gerar crescimento da renda e do emprego na cidade e estabelecer uma estratégia para investir neles”, disse.

O lançamento do programa contou com a participação da empresária Marise Xavier Brandão, ex-gerente do SEBRAE-MG, que apresentou a experiência de desenvolvimento empresarial por meio da política de clusters em MG. Também esteve presente o empresário Bruno Magalhães Figueiredo – Diretor do Sindsorvete MG e Diretor adjunto da FIEMG que mostrou os benefícios e resultados através do Projeto de Melhoria da Competitividade no cluster de sorvetes.

Durantes sua fala, Bruno ressaltou a importância das empresas para a geração de riqueza e renda. “Quem gera emprego, renda e dinheiro é negócio, o resto é apoio. Em uma empresa comercial quem bota dinheiro pra dentro é o vendedor, é o cara que está na rua. Então nós temos que ser duas vezes mais experientes para dar resultados”, finalizou.

O Teresina Competitiva é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina por meio do Programa Lagoas do Norte, financiado pelo Banco Mundial, e tem a sua execução realizada pelas secretarias municipais do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, e a empresa licitada Cluster Consulting.