A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) apresentou, na manhã desta segunda-feira (18), no Palácio da Cidade, projetos para o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos e planos do setor de turismo para o prefeito Firmino Filho e o presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Piauí, Freitas Neto. O objetivo é firmar parcerias para o impulsionamento e expansão desses projetos.

Para o prefeito Firmino Filho, a apresentação foi importante para construir uma parceria sólida para tocar, em parceria, esses projetos com o apoio do Sebrae.

“Devo dizer que nós apresentamos três ideias para que nós possamos tocar em parceria com o Sebrae e isso é apenas o ‘início de conversa’. Importante também que nós possamos estar adequados às linhas gerais, a estratégias do Sebrae, e eu não tenho a menor dúvida de que, com o diálogo, com pareceria, nós vamos fazer muito pelo micro e pequeno empreendedor de Teresina”, disse o prefeito.

Na oportunidade o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, a gerente de Micro e Pequenas empresas da Semdec, Fabiana Nascimento, e o Coodenador de Turismo, Eneas Barros, expuseram todos os objetivos dos três projetos e como a atuação deles pode interferir positivamente na economia dos bairros e na rota turística de Teresina.

“No caso do Empreende Bairro, nós começamos com uma pesquisa para identificarmos que tipo de empreendimentos são os mais fortes. No bairro Promorar, que foi o ponto de partida do projeto, identificamos um grande potencial no setor da Moda. Depois começamos o contato direto com esses empreendedores, realizando a consultoria e cursos. Já com o Semdec na Sua Empresa é diferente porque é o empresário que provoca a secretaria. Esses projetos, juntos, podem transformar a vida de centenas de micro empresários da capital”, explica Fabiana.

Além dos projetos na área do empreendimento, foi apresentada uma proposta de ações com o apoio do Sebrae em torno da qualificação profissional com técnicos e agentes de turismo para promoverem o trade turística, com cursos de qualificação para profissionais de empresas com atividades vinculadas ao turismo, entre outras coisas.

“Com a presidência da Instância de Governança, a Semdec tem uma responsabilidade especial de pensar e tocar projetos para o desenvolvimento do turismo da nossa região. Então temos que pensar em políticas públicas que contemplem os 13 municípios do Polo Teresina. Para que isso se inicie, é primordial que haja a qualificação do profissional que vai estar na base de tudo”, explicou o secretário Venâncio.

Ao final do encontro, Freitas Neto, afirmou que uma nova reunião com o corpo diretor do Sebrae será convocada afim de apresentar e confirmar parceria.