O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery, ministrou a palestra Geração de Empregos em Teresina na noite de quarta-feira (18). Na ocasião, ele apresentou as estratégias e a metodologia usada no projeto para implantar a maior política de geração de emprego e renda em larga escala no Piauí.

A apresentação mostrou os caminhos traçados pela Secretaria ao criar um projeto de lei de incentivos fiscais visando a atração de empresas de call centers com o objetivo de aumentar o índice de empregabilidade entre os jovens de 18 a 24 anos.

Fábio Nery relatou que apesar dos esforços da Prefeitura e empresas, o projeto não alcançaria sucesso se não fosse o empenho também dos maiores interessados. “Se os jovens não tivessem correspondido com o seu trabalho, tudo teria sido em vão. Apostamos em um seguimento que deu certo, mas por causa do esforço dos jovens e da sua mão de obra qualificada”.

Mais cedo, assuntos relacionados ao marketing digital feito nas redes sociais foram debatidos na palestra ministrada pelo CEO da agência CJFlash, Eudes Júnior, cuja empresa atua há 15 anos no mercado publicitário de Teresina.

palestra cj flashEudes esclarece que foi preciso analisar com cuidado maneiras de atrair os clientes – o público. “Foram meses estudando a melhor forma de introduzir um tom mais leve para tirar o peso dado pelo assunto, mas apesar de tratar de uma questão bastante espinhosa como é a morte, a equipe de Marketing do cemitério vem conseguindo uma excelente repercussão, misturando uma boa dose de humor com os memes da atualidade, a fim de abordar o tema e ao mesmo tempo fazer a continuidade da estratégia de vendas do empreendimento” explicou o empresário.

No auditório, a Junior Achievement Piauí (JAPI), associação sem fins lucrativos que promove ações de empreendedorismo para jovens, realizou a 15ª formatura do Programa Miniempresa. O programa proporciona a estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares, a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. No projeto, além de serem incentivados a criar produtos inovadores e com foco na sustentabilidade, os alunos também precisam administrar suas empresas e alcançar resultados positivos nas vendas.

O secretário Fábio Nery, entusiasta do empreendedorismo, ressaltou a importância de despertar no jovem essa cultura. “Desde cedo os jovens aprendem que, no futuro, não precisam ficar dependente de empregos, mas que podem ser os donos do seu próprio negócio. O mais importante dessa formação são os ensinamentos e conceitos que os jovens aprendem ao executar suas atividades como colaboração, ética e justiça”.

As atividades são realizadas durante 15 semanas, em jornadas semanais de 3h30min e ocorrem dentro da escola. Nessa edição, onze miniempresas foram formadas com a participação de 231 alunos.

As atividades da Semana Global seguem até domingo (22), no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, das 14h às 21h, na Av. Industrial Gil Martins, 1810. Para saber mais sobre a programação, acesse o link http://goo.gl/01rGQv e fique por dentro de tudo.