O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Marcelo Eulálio visitou nesta quarta-feira (30), o Museu Dom Avelar Brandão Vilela, instituição importante voltada à proteção do patrimônio histórico brasileiro, que fica localizada no bairro Cristo Rei em Teresina.

Inaugurado em setembro de 2019, o Museu tem um acervo de 21.400 itens, sendo 14.800 moedas, dentre elas algumas datadas de antes de Jesus Cristo. O local é cadastrado ainda, pelo Iphan como Instituição de Endosso, ou seja, é responsável por manter e receber acervos arqueológicos, se tornando, fundamental para dar suporte às pesquisas arqueológicas e acadêmicas.

“Por ser uma das casas de cultura bastante rica da nossa cidade, o espaço pode ser utilizado como mais um atrativo turístico”, pontua o secretário, afirmando ainda, que após esse reconhecimento do local será feita uma identificação dos órgãos do município que juntamente com a SEMDEC podem ajudar a fortalecer essa parceria com o museu. “Após a identificação das secretarias que se juntarão a nós para essa parceria, vamos elaborar um projeto para apresentarmos ao prefeito, Doutor Pessoa, e só assim lançarmos a nossa proposta”, esclarece.

O Museu Dom Avelar Brandão Vilela, que foi idealizado pelo padre Pedro Maione, a partir de suas coleções pessoais de (moedas, selos e minérios), possui em sua estrutura uma biblioteca, setor de arqueologia, auditório, salas de reserva técnica e arquivo.

Foto: Divulgação (Semdec)