O mês de novembro em Teresina não será mais o mesmo. O maior evento de empreendedorismo do mundo – a Semana Global do Empreendedorismo – que teve início na segunda (16) e encerrou na noite de ontem (22), chegou para ficar no calendário de eventos da capital. A iniciativa é da Prefeitura de Teresina realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).

A Semana teve mais de 100 atividades com a participação de mais de 35 instituições que apoiaram a causa e ofertaram oficinas, workshops, palestras e dividiram seus conhecimentos gratuitamente com mais de 3.500 participantes com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora e inspirar todos os envolvidos.

No primeiro dia aconteceu a assinatura do Termo de Criação do projeto Minha Primeira Empresa em Teresina que visa fomentar a implantação de novas empresas na cidade, com o objetivo de apoiar e dar incentivo a empreendedores interessados em implantar sua primeira empresa alinhando crédito com capacitação e acompanhamento. A Semdec, a Associação de Jovens Empresários (AJE) e o Instituto de Estudos Empresariais (Iemp) são os responsáveis pelo desenvolvimento do programa na cidade que foi apresentado pelo criador do projeto, o goiano Ricardo Barcelos.

dda74c73ba8752ac695580821e0bf28b

Na quarta-feira (18) o secretário municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Fábio Nery ministrou a palestra Geração de Empregos em Teresina. Na ocasião ele apresentou as estratégias e a metodologia usada no projeto para implantar a maior política de geração de emprego e renda em larga escala no Piauí. A apresentação mostrou os caminhos traçados pela Secretaria ao criar um projeto de lei de incentivos fiscais visando a atração de empresas de call centers com o objetivo de aumentar o índice de empregabilidade entre os jovens de 18 a 24 anos.

Na sexta-feira (20) teve início o Startup Weekend, evento mundial que em Teresina é realizado pelo Instituto de Jovens Empreendedores Digitais de Teresina (Interaje). Durante o fim de semana mais de 50 jovens se dividiram em equipes para produzir modelos de negócio completos e viáveis. Na noite de ontem (22) eles apresentaram o produto final. As três equipes vencedoras desenvolveram três aplicativos:

1º lugar – O app Ajudaeu, auxilia o aluno que precisa de reforço escolar, ele acessa o aplicativo e encontra um professor da disciplina disponível para tirar dúvidas.
2º lugar – O app Healthlife, acompanha a saúde dos usuários, prevenindo doenças ao avisá-los quando devem tomar os remédios, ir ao médico e etc.
3º lugar – O app Cifra é voltado para profissionais da música, ofertando partituras e auxiliando-os a se tornarem melhores.

Para o secretário da Semdec Fábio Nery o mais importante era dar o primeiro passo e tornar a SGE em Teresina uma realidade, agora é avaliar os resultados. “O objetivo era apresentar o movimento ao povo de Teresina, integrar as instituições que participaram com a gente desse evento e fortalecê-las individualmente. A Rede Global do Empreendedorismo é isso, unir e fortalecer, é preciso que as pessoas entendam que o empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento econômico de nossa cidade” explica ele.