Levando cajuína, castanhas e o tradicional doce de caju, a Prefeitura de Teresina, por meio da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), representou a capital do Piauí na 31ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), que aconteceu no Serra Park, em Gramado (RS). O evento, que reúne os principais atores do setor de Turismo da América do Sul, terminou na tarde do último domingo (10).

A Semdec, que foi representada pelo coordenador especial de Turismo, Eneas Barros, e pela técnica Maria José Sepúlveda, também expos peças promocionais sobre a capital do Piauí. Para essa edição, a Secretaria fez parceria com o SEBRAE no Piauí e com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), para montar Stand próprio no local.

Durante a programação, houve um momento de capacitação dedicado ao Piauí, quando foram apresentados os programas Teresina Vai Encantar Você, Trilha das Emoções e Rota das Emoções. O espaço foi todo direcionado para investidores. O objetivo era mostrar não só o potencial para turismo de negócios e eventos, mas também o turismo de lazer, contemplando várias cidades do Piauí, inclusive o Delta do Rio Parnaíba e a Serra da Capivara.

A Feira, que teve início na sexta-feira (7), contabilizou cerca de 2.700 marcas expostas e mais de 16 mil inscrições. A internacionalização é uma das características do evento. Ao longo de suas três décadas, o Festuris se consolidou como a melhor feira de negócios turísticos e viagens da América do Sul.

De acordo com o Eneas Barros, a Semdec tem procurado manter a participação em eventos similares, cuja importância é inserir Teresina em uma rota turística. “Esse é um dos maiores eventos do setor de Turismo no país, e nesta edição conseguimos levar empresários hoteleiros, agentes de viagens e sites profissionais. Eles tiveram a oportunidade de interagir e fechar negócios com grandes operadoras, mostrando as belezas, as potencialidades para negócios e lazer que Teresina tem e que o Piauí pode oferecer. O setor de Turismo começa a ser explorado profissionalmente, e esse é o maior trunfo de nosso secretário Venâncio Cardoso”, explica.

Também estiveram presentes no evento autoridades como a secretária da Setur, Carina Câmara, e a gerente do Sebrae no Piauí, Alreni Lima, além dos empresários Dirk Zobiak (Grupo Arrey de Hoteis), Nícolas Barbosa (Rota do Carcará) e Márcio Barbosa (TDF Turismo). A participação da SEMDEC na 31ª Feira Internacional de Turismo de Gramado foi autorizada pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com recursos do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).