A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) está participando da 47ª edição da Feira Internacional da ABAV EXPO (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e 52º Encontro Comercial BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que iniciaram na manhã de hoje (25), em São Paulo. Uma equipe do órgão está divulgando a investidores as potencialidades turísticas de Teresina.

O Piauí está presente na ABAV com quase 40 profissionais de Turismo em um stand de 56 metros quadros adquiridos por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Teresina, através Semdec, o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur), e o Sebrae Piauí.

“Pela primeira vez, o estado do Piauí se faz presente em uma feira da ABAV Nacional com uma grande representatividade de profissionais do ramo. São hoteleiros, operadores de turismo, agentes de viagens, profissionais do setor gastronômico e representantes de órgãos estadual e municipal”, disse o presidente da ABAV Piauí, Jorge Leite.

A parte que compete à participação de Teresina foi aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com recursos do Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). No stand organizado pela Semdec estão sendo apresentadas peças promocionais de destino Piauí, além de produtos de degustação, como cajuína, castanha e doce de caju.

“Teresina está focando no Turismo de Negócios e pretende visitar, durante a feira, diversos meios de comunicação para ampliar a divulgação do destino, enquanto empresários estão disponíveis para negociar os seus pacotes turísticos. Nosso objetivo neste evento é mostrar as belezas, mas também as oportunidades de negócios que empresários podem conseguir na nossa capital”, disse o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.

Para esta edição de 2019, e ocupando um espaço de 27 mil metros quadrados no Expo Center Norte, localizado em São Paulo, a organização do evento confirmou a participação de 26 mil profissionais inscritos, a presença de 2 mil marcas, o treinamento de 5 mil profissionais, a realização de 52 palestras e a oferta  de 500 pacotes para comercialização durante a promoção Black Friday de Viagens, uma novidade trazida para o evento, que acontecerá nesta sexta (27), com ofertas para o exterior com descontos entre 5 e 50%.

“A força do setor está traduzida em US$ 8,8 trilhões para a economia mundial em 2018 e geração de empregos. Aqui na Abav, temos 2,3 mil associados entre agências, operadoras, OTAs e consolidadoras”, disse a presidente da Abav, Magda Massar, em seu discurso de abertura.

A feira segue até sábado, dia 28, com mais debates sobre o tema turismo. De acordo com a equipe de profissionais que está no local, há boas expectativas em relação aos resultados que serão alcançados pela estratégia piauiense no evento.