A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) entregou na manhã desta quinta-feira (07) os certificados de participação para os pesquisadores voluntários que trabalharam na pesquisa realizada no Corso 2019.

No total, mais de 20 estudantes do curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e de outros cursos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberam um certificado de 60h assinado pelo secretário Venâncio Cardoso.

A aplicação dos questionários, que vem sendo praticada pela Semdec desde 2015, acontece durante as horas de folia do Corso do Zé Pereira e tem o intuito de traçar um perfil da movimentação turística na capital em função da festividade. Além disso, de acordo com o coordenador de Turismo da Semdec, Eneas Barros, a pesquisa permitirá também calcular a receita gerada pelo evento e reunir informações relevantes para o setor turístico, como: gastos do turista, avaliação da hospedagem, opiniões e sugestões sobre a festa.

Segundo o gestor da Semdec, Venâncio Cardoso, pesquisas anuais como esta são extremamente benéficas para o norteamento tanto da Prefeitura de Teresina, como dos empresários teresinenses. O secretário comentou também sobre a expectativa com o Corso 2020 após a promoção da Famtour e a venda do mesmo como produto turístico pelas empresas de Turismo do Brasil.

“Ter em nossas mãos essas informações é sempre bom e importante. Primeiro, porque contribui na organização dos próximos anos pela Prefeitura e segundo, porque permite aos empresários do setor de turismo enxergar suas falhas e com isso, concertá-las. A Famtour, que nós promovemos pela primeira vez, veio também agregar com os resultados do próximo ano, que esperamos ser positivos para a nossa capital”, conclui.

O Corso de Teresina, que já entrou para o Livro dos Recordes no ano de 2012 como o maior desfile de carros alegóricos do mundo, reuniu neste ano cerca de 230 mil foliões, que curtiram o evento com segurança e variedade de ritmos e estilos.