0bdea1b151

Durante a abertura da Semana Global de Empreendedorismo, realizada na noite desta, segunda, 16, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, foi assinado o termo que vai viabilizar o Projeto Minha Primeira Empresa na capital do Piauí. O documento foi sacramentado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Semdec Fábio Nery, presidente da Associação de Jovens Empresários, Samuel Monte e Ana Cristina Barros, representante do Instituto de Estudos Empresariais – Iemp. O prefeito em exercício, Ronney Lustosa, também esteve na solenidade.

Após a assinatura do termo, Fábio Nery destacou que a iniciativa de realizar a “Semana Global de Empreendedorismo”, se deve ao potencial que o teresinense possui em criar seu próprio negócio. “Há um ano nos programamos para realizar esse encontro. Existem muitas entidades em Teresina que realizavam eventos em prol do empreendedorismo, só que de forma isolada. Procuramos realizar esse encontro que possui 38 entidades do ramo para englobar ideias de maneira organizada e disseminar a qualificação nessa área”, destacou o Secretário da Semdec.

Na oportunidade, Ronney Lustosa enfatizou que a realização da Semana Global de Empreendedorismo aconteceu no momento certo, pois apesar da crise, o Poder Público deve incentivar quem procura desenvolver seu próprio negócio, a fim de gerar emprego e renda para a população.

“Esse evento veio no momento certo, para não desestimular às pessoas que pretendem ter seu próprio negócio. Os empreendedores e futuros empreendedores terão a oportunidade de adquirir conhecimentos com profissionais experientes bem como trocar experiências com os demais participantes do evento” , declarou.

Ronney ainda citou o “Lagoas do Norte”, como um grande exemplo de empreendedorismo social, que é destaque em um evento realizado pelo Banco Mundial, na capital da Etiópia, Addis Abeba, onde o prefeito Firmino Filho se encontra para falar de como esse programa mudou a vida de cerca de 250 mil pessoas que vivem na região norte.

“Trata-se de um conjunto de ações integradas desenvolvidas pela Prefeitura de Teresina que melhorou problemas sociais, ambientais e urbanísticos que causavam risco à vida e à saúde da população do local. Antes era uma área que ficava alagada no inverno, agora não existe mais esse problema e a região, ainda ganhou uma área de recreação e como consequência os empreendedores “, finalizou o prefeito interino.

Em seguida o goiano Ricardo Barcelos ministrou a palestra “Como potencializar o empreendedorismo em tempos de crise”, abordando os impactos positivos de ser dono do próprio negócio e as ferramentas para alcançar esta meta. Em sua fala, Ricardo agradeceu o convite para fazer parte do evento e parabenizou Teresina por ter reconhecido a importância do projeto Minha Primeira Empresa para o desenvolvimento econômico da cidade e seus habitantes.

A Semana Global do Empreendedorismo segue até 22 de novembro com realização de ciclo de palestras, oficinas, análise de consultoria entre outras atividades.