A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) renovou o convênio de parceria que mantinha com a FUNACI – Fundação Padre Antônio Dante Civiero, para o ano de 2013. O convênio reitera a garantia de funcionamento da Escola Família-Turismo (EFTUR), que trabalha na área de qualificação profissional de jovens nos campos de hotelaria e gastronomia, e que por sua vez terão mais possibilidades de serem bem sucedidos no mundo do trabalho.A cada oito meses, cerca de 30 alunos se formam por turma na EFTUR, e como o mercado tem bastante demanda de gente qualificada, eles são rapidamente contratados pelos estabelecimentos. Representou a SEMDEC na assinatura do convênio o secretário Fábio Nery, e pela FUNACI assinou a Chefe do setor de convênios, Vânia Vieira da Costa.

A FUNACI foi fundada em outubro de 1989, e atua desde então na educação, capacitação e evangelização de jovens. Suas ações estão concentradas em Teresina, com maior enfoque na região da Grande Socopo (onde é localizada a sua sede) e os bairros periféricos à zona Leste; eles atuam também em municípios do interior do Estado.

Tanto o secretário Fábio Nery, da SEMDEC, quanto a representante da FUNACI ressaltam a importância desse convênio. “A fundação é filantrópica e é necessário que os jovens advindos de áreas mais carentes e de educação pública tenham esse apoio e uma oportunidade a mais de se inserir com qualidade no mercado de trabalho”, destacou Nery.

Nery completou ainda que a Prefeitura de Teresina se preocupa bastante com a juventude e sobretudo com a sua capacitação e inserção em um bom emprego. “Com o fortalecimento deste convênio, os jovens vão sair do Ensino Médio com uma possibilidade de aprender e empreender através do Ensino Técnico”, ressaltou.