A Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) realizou reunião com o presidente e técnicos da Fundação Cepro  com vistas à elaboração de um convênio para a realização de uma pesquisa de demanda turística enfocando a capital.

O objetivo dessa pesquisa é identificar o fluxo global que se destina à Teresina, a receita gerada pelo Turismo, o custo médio, a permanência média e a parcela de contribuição da atividade turística na arrecadação do Imposto Sobre Serviços, além de caracterizar o perfil da demanda.

A iniciativa partiu do secretário da SEMDEC, Fábio Nery, e do coordenador Especial de Turismo, Eneas Barros, que procuraram a instituição para realizar uma pesquisa atualizada nesse viés, já que a última havia sido feita no ano de 2009, e já apresenta alguns dados defasados.

O secretário Fábio Nery enfatizou a necessidade de que a pesquisa seja feita o mais rápido possível, uma vez que os dados fundamentados e atualizados trazem maior respaldo à Secretaria e à Prefeitura, e aumentam as perspectivas de investimento. Magno Pires, presidente da Cepro, comentou sobre a carência de pesquisas na cidade de Teresina como um todo e vê como louvável a iniciativa da gestão atual da prefeitura em se interessar em firmar um convênio para a realização da pesquisa.

Se autorizada, a pesquisa será realizada no final do mês de julho e o resultado deve sair ainda em agosto, como parte das comemorações do aniversário de Teresina.