Durante o Corso 2016, que aconteceu no último dia 30 de janeiro, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), aplicou uma pesquisa de opinião junto aos foliões para medir o perfil dos visitantes e avaliar as impressões deixadas pelo maior desfile de caminhões decorados do mundo: o Corso de Teresina.

Calculada com base em uma amostra de 300 entrevistas, a pesquisa foi realizada por 14 alunos voluntários do curso de Turismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), que durante cinco horas estiveram na Avenida Raul Lopes para aplicar os questionários. A tabulação foi realizada pela equipe técnica de Turismo da SEMDEC e os resultados foram encaminhados à Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, responsável pela organização do evento.

Nesta segunda-feira (22) os pesquisadores se reencontraram na sede da SEMDEC para receber o Certificado de Participação, cópia do Relatório Final e um clipping contendo as principais matérias veiculadas na imprensa sobre a ação que os envolveu. Fizeram parte da pesquisa os alunos Alda Pinheiro, Amanda Rebelo, Anderson Holanda, Bruna Barros, Isadora Rodrigues, Islena Sousa, Keile Silva, Kimbherlly Ávilla, Luiz Felipe, Natiele Sousa, Rosana Mesquita, Tátilla Silva, Tharciso Silva e Silvana Roldão. A pesquisa teve coordenação técnica da bacharela em Turismo Mércia Brito e a coordenação de campo de Aline Lima, sob a coordenação geral de Eneas Barros, coordenador especial de Turismo da SEMDEC.

Durante o reencontro o coordenador especial de Turismo agradeceu a participação dos pesquisadores em nome da SEMDEC e da Prefeitura de Teresina, pontuando as ações positivas que levaram ao sucesso da pesquisa. Os certificados servirão como carga horária para trabalhos acadêmicos, oportunidade em que os alunos aproveitam esse tipo de evento para pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso.