A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), levará o projeto “Realidade Virtual” para a 24ª edição do Teresina em ação, que acontece neste sábado (24), na praça do bairro Morada Nova. Fotos em 360° de alguns pontos turísticos de Teresina, robótica educacional e games interativos serão algumas das atividades apresentadas no evento.

Com a expansão do mercado tecnológico e a recente parceria firmada entre a Semdec e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX, o objetivo do projeto é divulgar algumas atividades que serão desenvolvidas no laboratório maker e incentivar a educação empreendedora e o desenvolvimento tecnológico de startups e competitividade a partir do contato da população com atividades inovadoras e tecnológicas.

Segundo o professor Francisco Marcelino, coordenador do projeto de Realidade virtual, é de extrema importância esse primeiro contato da população com a tecnologia e a inovação, uma vez que essa é uma brecha para que mais pessoas se aproximem das universidades e institutos do país.

“É excepcional a aplicabilidade desse projeto no Teresina em Ação, porque querendo ou não isso aproxima as pessoas da pesquisa, incentiva o jovem pegar gosto pela tecnologia e desmistifica muita coisa, uma vez que nosso intuito é deixar o entendimento sobre os projetos desenvolvidos mais acessíveis ao público, a partir da interatividade e da simplificação”, comenta.

Além disso, o professor comenta sobre a expectativa dos professores e alunos com o evento. “Nossa expectativa está ‘nas nuvens’, porque é extremamente gratificante levar o ensino e a pesquisa para o público mais leigo. Em um evento dessa magnitude, todo mundo sai ganhando, haja vista que esse é o retorno que podemos dar á sociedade”, analisa.

De acordo com o gestor da pasta, Venâncio Cardoso, a estratégia utilizada pela secretaria foi aliar a tecnologia ao turismo teresinense e com isso despertar o interesse pela visita aos pontos turísticos da cidade.

“Nossa intenção não é só levar tecnologia, é aproximar o teresinense dos seus pontos turísticos, então essa vai ser uma experiência de visitação e conhecimento da cidade sem a necessidade de você sair do lugar. Um stand muito bacana foi montado na praça e lá os alunos estarão promovendo interatividade com robôs, jogos genuinamente piauienses e outras atividades. Vai ser uma ação muito interessante e por isso convido a todos para este sábado na praça do bairro Morada Nova”, finalizou.

Cerca de 15 alunos participará da iniciativa e irão ajudar na organização, condução e explicação do projeto. Os pontos turísticos que terão foto em 360° graus para observação são: Ponte Estaiada, Parque da Cidadania, Parque do Mocambinho, Encontro dos Rios e Parque Lagoas do Norte. Além disso, um dos óculos de realidade virtual exibirá um vídeo específico que mostra a visão panorâmica da subida e descida da estaiada. O intuito é fazer as pessoas se sentirem em um passeio pela capital.

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).