A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou, na manhã desta sexta-feira (27), a nona Assembleia Ordinária do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. O encontro teve como pauta assuntos pertinentes à gestão do turismo na capital. A reunião aconteceu na sala de reuniões da Confraria Uchôa.

No encontro, um representante da Associação Brasileira de Agências de Viagem do Piauí – ABAV/PI, Eldon Tajra, apresentou a necessidade de um projeto de lei para regulamentação da atividade de agenciamento, que regularize a cobrança de impostos. O presidente do COMTUR e Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery, disse que irá intermediar um encontro com a Secretaria de Finanças do município e entidades interessadas na temática, para juntos encontrarem uma solução.

Na exposição do balanço das atividades da SEMDEC, foi mostrada a repercussão positiva dos materiais promocionais e o plano de sua renovação e ampliação. Ele informou também a necessidade de ampliação do programa Teresina + Negócios, devido às novas adesões que estão surgindo.

O secretário, Fábio Nery, explicou a importância das deliberações e assuntos tratados nestas reuniões para a gestão da Prefeitura de Teresina e os trabalhos realizados pela SEMDEC. “Essas reuniões têm o intuito de aproximar o governo com as instituições que trabalham diretamente com o turista. Aqui discutimos e fazemos proposições que norteiam nosso trabalho e dão satisfação à sociedade mediante as dificuldades existentes, buscando soluções que minimizem os problemas”.

Participaram da reunião representantes de órgãos públicos e de empresas privadas, como Infraero, Abav, Câmara Municipal de Teresina, Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Piauí, Secretaria Estadual de Turismo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação Monsenhor Chaves, SEMEL e SENAC.